TURISMO DE EVENTOS: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA OS PEQUENOS MUNICÍPIOS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.841Mots-clés :
Turismo, Pequenas Cidades, Dinâmica urbanaRésumé
O turismo de eventos se apresenta, no contexto do espaço geográfico mundial, como um segmento econômico de expressiva dinamicidade, interferindo objetivamente na produção do espaço aonde o mesmo venha ocorrer, independente da dimensão espacial do lugar. É esta compreensão que ancora a discussão apresentada no texto que segue, o qual tem por objetivo discutir a importância do turismo de eventos para a dinâmica das pequenas cidades. A referência empírica em análise é a feira intermunicipal de educação, cultura, turismo e negócios – FINECAP, que ocorre anualmente na cidade de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte. Além da pesquisa bibliográfica, que subsidiou a compreensão teórica da questão em pauta, recorremos à pesquisa documental que autentica a realização do evento em discussão, associada à pesquisa empírica, respaldada em entrevistas e observações estruturadas associadas às experiências de quem vivencia o próprio evento. Os caminhos de pesquisas elencados nos permitiram inferir que o turismo de eventos assume importância de grande relevância para a dinâmica dos lugares independente de sua dimensão, se constituindo em fator importante na produção do espaço.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anderson Matheus André de Oliveira, Rita de Cássia da Conceição Gomes 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.