ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO DO CONCEITO DE TERRITÓRIO: PERSPECTIVA OPERACIONAL NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DE FAMÍLIA NO BAIRRO DO ENGENHO DO MEIO-RECIFE/PE
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n3.779Mots-clés :
Território, Redes de Atenção à Saúde, Estratégia de Saúde da FamíliaRésumé
As mudanças ocorridas no modelo assistencial do Sistema Único de Saúde foram essenciais para a melhoria na qualidade do atendimento e, neste sentido, a Estratégia de Saúde da Família merece destaque. Esta proporcionou a identificação do paciente a partir de uma base territorial e trouxe consigo uma melhor compreensão a respeito das necessidades locais da população. Diante dos fatos aqui expostos, pretende-se analisar a operacionalização do conceito de território e a territorialização das ações empreendidas na saúde, especificamente, na Estratégia de Saúde da Família estabelecida no bairro do Engenho do Meio, Recife-PE. Para tanto, empreendeu-se um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, através de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados com as equipes de profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde. A partir da apreciação dos dados foi possível observar que a saúde organiza suas ações em uma base territorial, mas utiliza apenas o critério político administrativo na elaboração dos recortes espaciais onde são desenvolvidas as ações de saúde. Este fato, por sua vez, limita a organização do processo de trabalho, restringindo a possibilidade de melhorias significativas nas ações. Tal fato acaba por dificultar a adequação da rede às reais necessidades dos pacientes.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Priscila Felix Bastos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.