GEOGRAFIA DOS RISCOS E VULNERABILIDADES: UMA BREVE DISCUSSÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.776Mots-clés :
Risco, Vulnerabilidade, Indicadores, Metodologias de avaliação do riscoRésumé
As abordagens em torno do risco ensejaram, no âmbito científico e nas últimas décadas, amplos debates em virtude dos seus múltiplos usos, envolvendo desde a discussão teórica, possibilidades de avaliação, mensuração, utilização de métodos e métricas variadas, entre outras formas que consideram esta perspectiva. Assim, este artigo objetivou identificar, discutir e analisar algumas destas possibilidades de investigação e interpretação dos diferentes conceitos envolvidos na complexa “equação” do risco, além de elencar exemplos de aplicação, dentre os inúmeros métodos e métricas utilizados na ciência geográfica, para mensurar/avaliar riscos e vulnerabilidades. O estudo foi realizado a partir de consultas à bibliografia especializada, bem como conteúdo estatístico, gráfico e cartográfico contemporâneo, os quais fomentaram discussões pertinentes de cunho teórico e metodológico. Ainda que os vários métodos e métricas aqui mencionados representem apenas uma parcela da produção científica na mensuração do risco e vulnerabilidade em suas múltiplas dimensões, estes proporcionam um amplo debate e elo entre diferentes áreas do conhecimento, contribuindo inclusive para oferecer um importante suporte para reflexão e para os tomadores de decisão.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.