MÉTODOS ESTATÍSTICOS NÃO-PARAMÉTRICOS COMO FERRAMENTA NO MONITORAMENTO PLUVIOMÉTRICO

Auteurs

  • Estevão Conceição Gomes Junior Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Deise Fabiana Ely Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.770

Mots-clés :

Mann-Kendall, Curvatura de Sen, Monitoramento climático, Estatística aplicada à Climatologia

Résumé

A precipitação desempenha um papel importante no ciclo global de energia e água. Seu monitoramento é de especial importância para a avaliação e gestão de água doce relacionada com o uso da terra, agricultura e hidrologia. Com isso, o alto interesse em análises da variabilidade da precipitação a longo prazo surge da necessidade de avaliar as mudanças climáticas. Para tanto, métodos estatísticos têm sido utilizados para monitorar o comportamento das variáveis climáticas e acompanhar possíveis tendências. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo utilizar métodos estatísticos não-paramétricos, como Mann-Kendall e Curvatura de Sen e observar tendências e intensidades das mudanças pluviométricas na Região Geográfica Intermediária de Londrina (RGIL). Foram utilizados os dados diários, mensais e anuais de chuvas em 12 estações meteorológicas localizadas na RGIL e foram aplicados os testes de Mann-Kendall e Curvatura de Sen por meio do software Auto_MK_Sen. Os resultados indicaram tendências de aumento de chuvas em 5 dos 11 municípios da RGIL, todos localizados à norte, além da redução das chuvas no outono sob um nível de confiança estatística de 90%. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Estevão Conceição Gomes Junior, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador da área de Ciências Humanas no Centro Universitário Filadélfia (UniFil)/Colégio Londrinense.

Deise Fabiana Ely, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Meteorologia pela University of Maryland at College Park (Estados Unidos), Pós-doutora em Geografia pela Université de Moncton (Canadá) e professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Téléchargements

Publiée

2021-05-12

Comment citer

GOMES JUNIOR, E. C.; ELY, D. F. MÉTODOS ESTATÍSTICOS NÃO-PARAMÉTRICOS COMO FERRAMENTA NO MONITORAMENTO PLUVIOMÉTRICO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 23, n. 1, p. 38–53, 2021. DOI: 10.35701/rcgs.v23.770. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/770. Acesso em: 4 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos