O ESPAÇO DA MEMÓRIA E A MEMÓRIAS DO ESPAÇO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A VISÃO ESPACIAL NAS PESQUISAS SOCIAIS E HISTÓRICAS
Résumé
Apesar de um número considerável de publicações sobre a memória, sua relação com o espaço continua sendo um tema negligenciado nas ciências humanas. A Geografia pode dar uma contribuição valiosa para trabalhar com o espaço e a memória simultaneamente a partir de duas abordagens: o mapa como ponto de partida para lembrar acontecimentos do passado e a espacialização da memória através da elaboração de desenhos espaciais que podem servir como narrativas.
Palavras-chave: Geografia. Mapas. Memória. Pesquisa histórica.
Abstract
Despite the high number of publications to memory, its relationship white the space continues to be a neglected theme in the human sciences. Geography could give an importance contribution to this theme, using these two approaches to work the space and memory simultaneously: the map, as a beginning point to recall events from the past and the spatialization of the memory, which uses spatial drawings as narratives of events.
Keywords: Geography. Maps. Memory. Historical research.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.