ENSINO DE OCEANOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR: LINGUAGENS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Erick Jordan da Silva Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Welton Paulo do Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo Quirambú da Silva
  • Michel Andrade da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.531

Palavras-chave:

Oceanografia, Geografia, Aprendizagem significativa, Linguagens de aprendizagem

Resumo

A Oceanografia apresenta-se integrada ao ensino de Geografia nas bases curriculares do Brasil, sendo muitas vezes abordadas a partir de realidades distantes do cotidiano dos alunos e sem o uso de recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa. Assim, o presente texto tem como objetivo estabelecer relações entre oceanografia com o processo de construção do conhecimento geográfico em ensino médio, potencializando o uso de linguagens de aprendizagem para uma visão crítica sobre a dinâmica dos ambientes costeiros e seus ecossistemas. Para a análise foram realizados levantamentos bibliográficos e realização de oficinas com turma do ensino médio. Verificou-se que os recursos de aprendizagem utilizados favoreceram a construção de uma apreensão significativa, a partir de uma relação de complementariedade entre o conhecimento dos alunos e dos professores-estagiários no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Oceanografia; Geografia; Aprendizagem significativa; Linguagens de aprendizagem.

 


RESUMEN

La oceanografía se integra a la enseñanza de la geografía en las bases curriculares de Brasil, a menudo se aborda desde realidades distantes de la vida cotidiana de los estudiantes y sin el uso de recursos que faciliten un aprendizaje significativo. Por lo tanto, este documento tiene como objetivo establecer relaciones entre la oceanografía y el proceso de construcción del conocimiento geográfico en la escuela secundaria, mejorando el uso del aprendizaje de idiomas para una visión crítica de la dinámica de los entornos costeros y sus ecosistemas. Para el análisis se realizaron encuestas bibliográficas y talleres con clase de secundaria. Se encontró que los recursos de aprendizaje utilizados favorecieron la construcción de una aprensión significativa, basada en una relación de complementariedad entre el conocimiento de los estudiantes y los maestros en formación en el proceso de enseñanza y aprendizaje

Palabras clave: Oceanografia; Geografía; Aprendizaje significativa; aprendizaje de idiomas.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

GOMES, E. J. da S.; DO NASCIMENTO, W. P.; DA SILVA, R. Q.; DA SILVA, M. A. ENSINO DE OCEANOGRAFIA NO CONTEXTO ESCOLAR: LINGUAGENS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 21, n. 2, p. 976–992, 2019. DOI: 10.35701/rcgs.v21n2.531. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/531. Acesso em: 16 abr. 2024.