TERRITÓRIO E REGIÃO: PARADIGMAS, CONTINUIDADES E RUPTURAS NA CONSTITUIÇÃO DOS CONCEITOS NA GEOGRAFIA E EM SEU ENSINO

Auteurs

  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP-SBV) Educação Básica, Técnica e Tecnológica GAsPERR/Unesp LADETER/Unesp GETER/Unioeste
  • Márcia Cristina de Oliveira Mello Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mots-clés :

Geografia brasileira, Ensino de Geografia, Território, Região, Delgado de Carvalho

Résumé

Neste estudo[1], apoiado em ampla pesquisa bibliográfica e documental, pretendemos trabalhar com a ideia de sucessão de conceitos, com destaque para os de território e região que servem como indicadores das mudanças teórico-metodológicas do pensamento geográfico aplicado ao ensino, com destaque para o período em que aflorou a denominada Geografia científica e moderna no Brasil, muito por conta dos escritos acadêmicos e dos manuais escolares de Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990). Posto isso, objetiva-se refletir sobre a pertinência de suas proposições e a validade atual de alguns de seus postulados.

Palavras-chave: Geografia brasileira; Ensino de Geografia; Território; Região; Delgado de Carvalho.

 

ABSTRACT

In this study, supported by extensive bibliographical and documentary research, we intend to work with the idea of succession of concepts, highlighting those of territory and region that serve as indicators of the theoretical-methodological changes of geographic thought applied to teaching, especially the period in which started the so-called scientific and modern geography in Brazil, much on account of the academic writings and textbooks of Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990), emerged. Having said this, it aims to reflect on the pertinence of its propositions and the current validity of some of its postulates.

Keywords: Brazilian geography; Geography Teaching; Territory; Region; Delgado de Carvalho.

 

RESUMEN

En este estudio, con el apoyo de una amplia investigación bibliográfica y documental, tenemos la intención de trabajar con la idea de la sucesión de conceptos, sobre todo, los de territorio y región que sirven como indicadores de cambios teóricos y metodológicos del pensamiento geográfico aplicados a la educación, especialmente para el período en la que emergió la llamada Geografía científica y moderna en Brasil, en gran parte debido a los escritos académicos y libros de texto de Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990). Dicho esto, el objetivo es reflexionar sobre la pertinencia de sus propuestas y la validez actual de algunos de sus postulados.

Palabras clave: Geografía brasileña; Enseñanza de la Geografía; Territorio; Región; Delgado de Carvalho.


[1] Este artigo é um dos resultados da pesquisa regular financiada pela FAPESP (processo n. 2015/17945-3) e intitulada “Território e Geografia no Brasil: uma contribuição à epistemologia e história do pensamento geográfico”. Os autores desse artigo são componentes do projeto, sendo o primeiro o pesquisador responsável e, a segunda, pesquisadora associada. O conteúdo aqui exposto é de total responsabilidade dos seus autores. 

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Biographie de l'auteur

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP-SBV) Educação Básica, Técnica e Tecnológica GAsPERR/Unesp LADETER/Unesp GETER/Unioeste

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (Gasperr). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. É co-líder do grupo de pesquisas do CNPq "Estruturas de Governança e Desenvolvimento Territorial". Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial das revistas Geografares e Desenvolvimento em questão . É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros

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Publiée

2017-07-31

Comment citer

FUINI, L. L.; MELLO, M. C. de O. TERRITÓRIO E REGIÃO: PARADIGMAS, CONTINUIDADES E RUPTURAS NA CONSTITUIÇÃO DOS CONCEITOS NA GEOGRAFIA E EM SEU ENSINO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 19, n. 1, p. 64–86, 2017. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/316. Acesso em: 21 déc. 2024.

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