TERRITÓRIO E REGIÃO: PARADIGMAS, CONTINUIDADES E RUPTURAS NA CONSTITUIÇÃO DOS CONCEITOS NA GEOGRAFIA E EM SEU ENSINO
Mots-clés :
Geografia brasileira, Ensino de Geografia, Território, Região, Delgado de CarvalhoRésumé
Neste estudo[1], apoiado em ampla pesquisa bibliográfica e documental, pretendemos trabalhar com a ideia de sucessão de conceitos, com destaque para os de território e região que servem como indicadores das mudanças teórico-metodológicas do pensamento geográfico aplicado ao ensino, com destaque para o período em que aflorou a denominada Geografia científica e moderna no Brasil, muito por conta dos escritos acadêmicos e dos manuais escolares de Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990). Posto isso, objetiva-se refletir sobre a pertinência de suas proposições e a validade atual de alguns de seus postulados.
Palavras-chave: Geografia brasileira; Ensino de Geografia; Território; Região; Delgado de Carvalho.
ABSTRACT
In this study, supported by extensive bibliographical and documentary research, we intend to work with the idea of succession of concepts, highlighting those of territory and region that serve as indicators of the theoretical-methodological changes of geographic thought applied to teaching, especially the period in which started the so-called scientific and modern geography in Brazil, much on account of the academic writings and textbooks of Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990), emerged. Having said this, it aims to reflect on the pertinence of its propositions and the current validity of some of its postulates.
Keywords: Brazilian geography; Geography Teaching; Territory; Region; Delgado de Carvalho.
RESUMEN
En este estudio, con el apoyo de una amplia investigación bibliográfica y documental, tenemos la intención de trabajar con la idea de la sucesión de conceptos, sobre todo, los de territorio y región que sirven como indicadores de cambios teóricos y metodológicos del pensamiento geográfico aplicados a la educación, especialmente para el período en la que emergió la llamada Geografía científica y moderna en Brasil, en gran parte debido a los escritos académicos y libros de texto de Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990). Dicho esto, el objetivo es reflexionar sobre la pertinencia de sus propuestas y la validez actual de algunos de sus postulados.
Palabras clave: Geografía brasileña; Enseñanza de la Geografía; Territorio; Región; Delgado de Carvalho.
[1] Este artigo é um dos resultados da pesquisa regular financiada pela FAPESP (processo n. 2015/17945-3) e intitulada “Território e Geografia no Brasil: uma contribuição à epistemologia e história do pensamento geográfico”. Os autores desse artigo são componentes do projeto, sendo o primeiro o pesquisador responsável e, a segunda, pesquisadora associada. O conteúdo aqui exposto é de total responsabilidade dos seus autores.
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