A REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DA CIDADE DE ILHÉUS: TURISMO, SEGREGAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO DO ESPAÇO (The reproduction of the urban space of the city of Ilheus: tourism, segregation and commercialization of space)
Mots-clés :
reprodução, turismo, segregação, mercantilização e espaço urbano.Résumé
Esse trabalho tem como objetivo fundamental analisar as transformações socioespaciais da cidade de Ilhéus, a partir dos anos de 1990, período em que ocorreu uma grave crise no setor produtivo regional baseado na lavoura cacaueira e, coincidentemente, a valorização da atividade turística no Brasil, fator desencadeador de uma visível ressignificação do turismo em toda a região cacaueira. Propõe-se, assim, a análise das consequências desse processo. O fio condutor da análise reside na tese de que a cidade de Ilhéus passa por profundas transformações de seu espaço físico e do cotidiano de sua população local. Mudanças associadas de maneira inexorável ao turismo, importante atividade econômica que se articula à tendência de transformação do espaço em mercadoria e que, traz em seu bojo a característica intrínseca de agente modificador do espaço, provocando impactos em seu contexto que merecem investigação. Tal raciocínio se funda no fato de que o turismo, como toda atividade humana, promove algum tipo de mudança sobre os lugares, uma vez que, inserido numa lógica de uma atividade econômica organizada, para acontecer exige a criação de uma infraestrutura. Além disso, ao se apropriar do espaço, impõe a sua lógica, criando novos espaços, revalorizando espaços antigos, reorganizando e refuncionalizando seu uso.
Palavras-chave: reprodução; turismo; segregação; mercantilização e espaço urbano
Abstract
This work has as its fundamental objective analyze the socio-spatial transformations of the city of Ilheus, from the years of 1990, a period in which there was a serious crisis in the productive sector regional based in cocoa farming and, coincidentally, the appreciation of the tourist activity in Brazil, triggering factor of a visible resignification of tourism throughout the region cocoa. It is proposed, therefore, the analysis of the consequences of this process. The leitmotif of analysis lies in the thesis that the city of Ilhéus is undergoing profound changes in their physical space and the daily lives of its local population. Changes associated with relentlessly to tourism, an important economic activity that articulates the trend of transformation of the space into a commodity and that brings in his jowls, the intrinsic feature of agent modifier space, causing impacts in its context that deserve investigation. Such reasoning is founded on the fact that the tourism, as all human activity, promotes some sort of change on the posts, since, inserted in a logic of economic activity organised, to happen requires the creation of an infrastructure. In addition, to take possession of the space, imposes its logic, creating new spaces, relieving them old spaces, reorganizing and refuncionalizando its use.
Key-Words: reproduction; tourism; segregation; commercialization and urban space
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