A CIDADE NA SALA DE AULA: AULA DE GEOGRAFIA
Mots-clés :
Cidade. Aula de Geografia. Música. Livro didático.Résumé
Este artigo é parte e fruto da monografia de conclusão do curso de Geografia. No presente trabalho discutimos o estudo da cidade nas aulas de geografia, mostrando a dificuldade de debatermos, na sala de aula, a realidade das cidades médias e pequenas, já que o livro didático enfatiza as metrópoles. Ousamos apresentar algumas sugestões didático-pedagógicas, como o uso de imagens e da arte para a compreensão do urbano do aluno, principalmente do habitante dos médios e pequenos centros urbanos. A pesquisa nos revelou a importância do estudo da cidade na disciplina de Geografia e as dificuldades na efetivação dessa prática pedagógica. Mostrou também que a compreensão e transformação do espaço urbano exigem do professor e de seus alunos reflexões sobre a cidade em que vivem e que o caminho para essa compreensão deve extrapolar o uso do livro didático. Para isso o professor dispõe de outros recursos metodológicos, como o uso do hino do seu município, por exemplo.
Palavras-chave: Cidade. Aula de Geografia. Música. Livro didático.
Resumen
Este artículo hace parte de una investigación que resulto en una monografia de conclusíon del curso del Geografía. En el presente trabajo, discutimos el estudio de la ciudad en las clases de geografía, de la ciudad, mostrando la necesidad de debatir, en el aula, la realidad de las medianas y pequeñas ciudades, considerando que en el libro didático se enfatiza en general las metrópolis. Osamos presentar sugerencias didáctico-pedagógicas, como la utilización de imágenes y el arte en la comprensión del os espacio urbano, principalmente en la compresión del alumno que habita los medianos y pequeños centros urbanos. Com el análisis de lós resultados de la investigación, constatamos la importância del estúdio de la ciudad en la disciplina de Geografía y las dificultades a la hora de hacer efetiva esta práctica pedagógica. Además de ello, concluímos que la comprensión y transformación del espacio urbano exige del maestro y sus alumnos reflexiones sobre la ciudad en que viven y que el camino para esta comprensión debe sobreponerse a luso del libro didátcico. Pra ello, el maestro dispone de otros recursos metodológicos, como la utilización Del himno de su município, solo por dar un ejemplo.
Palabras-clave: Ciudad. Cases de Geografía . Canción. Libro didáctico
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.