A REALIDADE AUMENTADA COMO POSSIBILIDADE PARA MOBILIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: REFLEXÕES TEÓRICAS

Autores

  • Tais Pires de Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Thays Zigante Furlan Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.731

Palavras-chave:

Educação geográfica, Raciocínio geográfico, Tecnologias digitais

Resumo

A proposta deste artigo consiste em discutir as potencialidades das tecnologias digitais e, mais especificamente, da realidade aumentada (RA), no ensino de Geografia, para o fortalecimento e desenvolvimento do raciocínio geográfico. À vista disso, para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia se pautou em uma pesquisa exploratória, que permitiu compreender a temática pesquisada a partir de investigações, subdivididas em três momentos teóricos, sendo eles: breve reflexão sobre os aportes teóricos, a respeito da educação geográfica e da construção do raciocínio geográfico; o uso das tecnologias no ensino e, também, a contextualização da realidade aumentada no processo de ensino-aprendizagem; e, por fim, a exemplificação das potencialidades da RA com o uso do aplicativo HoloGLOBE. Como resultado do trabalho, revelou-se a significativa importância de utilizar recursos digitais como este, no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, principalmente para o ensino de fenômenos abstratos, os quais não são possíveis de serem acessados na realidade. Diante disso, é possível afirmar que a realidade aumentada é uma tecnologia que tem a potencialidade de auxiliar professores e alunos no desenvolvimento e exercício do raciocínio geográfico.

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Biografia do Autor

Tais Pires de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PGE, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Thays Zigante Furlan, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PGE, Universidade Estadual de Maringá – UEM.

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Publicado

2021-06-15

Como Citar

OLIVEIRA, T. P. de; FURLAN, T. Z. A REALIDADE AUMENTADA COMO POSSIBILIDADE PARA MOBILIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: REFLEXÕES TEÓRICAS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 23, n. 1, p. 99–113, 2021. DOI: 10.35701/rcgs.v23.731. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/731. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos