A UTILIZAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DESCRITIVA

Autores

  • Bruno Zucherato Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Bruna Henrique Albuquerque Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v22n3.716

Palavras-chave:

Material didático, Ensino de Geografia, Cartografia Escolar

Resumo

Desde o seu surgimento, a ciência geográfica possui uma grande relação com o ensino escolar, sendo este o maior contato da população em geral com esse domínio do conhecimento. Assim percebe-se que a Geografia Escolar tem uma posição estratégica no meio como a Geografia é percebida e reproduzida em nossa sociedade, isso inclui também a utilização das representações cartográficas e a veiculação desses conteúdos por meio dos materiais didáticos que fazem parte do cotidiano escolar. Com base nessa questão o presente artigo resultado de uma pesquisa realizada durante o primeiro semestre de 2020 como parte das atividades do laboratório de ensino da UFMT Campus Aaraguaia, busca realizar um levantamento quantitativo e uma análise qualitativa de como os mapas são abordados por diferentes livros didáticos de Geografia direcionados a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram verificados a proporção entre mapas e páginas dos materiais escolhidos, bem como o contexto de ensino com os quais os mapas foram abordados, o tamanho das representações incluídas, a sua escala e as suas relações com os conteúdos abordados. Para esse levantamento foram escolhidas 3 coleções de Geografia aprovadas pelo PNLD e os resultados mostram que as 3 coleções apresentaram diferenças significativas na maior parte dos parâmetros analisados com base principalmente nas diferenças dos padrões editoriais estabelecidos em cada uma das propostas incluídas e ainda que esses parâmetros em geral não são levados em consideração na escolha dos materiais didáticos feitos pelas escolas e pelos professores nas escolas públicas brasileiras. Ressalta-se ainda que a comunicação cartográfica apresenta grande importância e espaço no ensino de Geografia, reivindicando assim uma maior importância dentro das publicações de materiais didáticos correntes.

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Biografia do Autor

Bruno Zucherato, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Docente do curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (ICHS – UFMT/CUA).

Bruna Henrique Albuquerque, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista campus Rio Claro (IGCE – UNESP/Rio Claro).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

ZUCHERATO, B.; ALBUQUERQUE, B. H. A UTILIZAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DESCRITIVA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 22, n. 3, p. 40–56, 2020. DOI: 10.35701/rcgs.v22n3.716. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/716. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos