SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM SALA DE AULA: UMA NOVA ABORDAGEM AMBIENTAL NO ENSINO EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.473Palabras clave:
Abordagem ambiental, Ensino em geografia, Serviços ecossistêmicos.Resumen
O ensino em Geografia dos ensinos fundamental e médio pouco contemplam as facetas de uma abordagem mais natural/física da ciência geográfica. Tal problemática pode interferi seriamente na compreensão do funcionamento natural e da interação homem-meio onde o aluno se insere. O objetivo deste manuscrito é fazer levantamentos de serviços ecossistêmicos de provisão de dois ambientes localizados no semiárido (ambiente serrano e ambiente litorâneo) e aplicá-lo como ferramenta de ensino. Para ambientes serranos, um campo com alunos de ensino médio e fundamental para esta área teria como justificativa as suas características vegetais e climáticas diferenciadas do entorno, predominantemente seco e sem efeitos da orografia, e serviços ecossistêmicos que este ambiente presta. Para ambientes litorâneos semiáridos, a grande vantagem de se visitar seria a de que muitos detalhes sobre o litoral semiárido são desconhecidos nos livros didáticos, além de seus e serviços ecossistêmicos. Numa abordagem ambiental que pretenda empregar os serviços ecossistêmicos de um dado ecossistema, é necessário que o docente, antes de partir para campo, explane sobre os ecossistemas a serem visitados e sobre noções dos serviços ecossistêmicos. Este estudo pode contribuir para dar uma nova visão tanto para os alunos quanto para os docentes quanto à importância dos ecossistemas.
Palavras-chave: Abordagem ambiental; Ensino em geografia; Serviços ecossistêmicos.
ABSTRACT
The objective of this manuscript is to make surveys of ecosystem services to provide two environments located in the semi-arid region (mountain environment and coastal environment) and to apply it as a teaching tool. For mountains environments, a field with secondary and fundamental students for this area would have as justification its vegetal and climatic characteristics differentiated from the surroundings, predominantly dry and without orography effects, and ecosystemic services that this environment provides. For semi-arid coastal environments, the great advantage of visiting would be that many details about the semi-arid coastline are unknown in textbooks, in addition to their ecosystem services. In an environmental approach that intends to employ the ecosystem services of a given ecosystem, it is necessary that the teacher, before leaving for the field, explores the ecosystems to be visited and notions of ecosystem services. This study can contribute to a new vision for both students and teachers regarding the importance of ecosystems.
Keywords: Environmental approach; Geography teaching; Ecosystem services.
RESUMEN
El propósito de este manuscrito es estudiar los servicios del ecosistema que proporcionan dos entornos ubicados en el semiárido (entorno de montaña y entorno costero) y aplicarlo como una herramienta de enseñanza. Para entornos de tierras altas, un campo con estudiantes de secundaria y primaria para esta área se justificaría por sus características diferenciadas de plantas y clima de los alrededores, predominantemente secos y sin efectos de la orografía, y los servicios ecosistémicos que brinda este entorno. Para entornos costeros semiáridos, la gran ventaja de visitar sería que muchos detalles sobre la costa semiárida son desconocidos en los libros de texto, así como en sus servicios ecosistémicos. En un enfoque ambiental que tiene la intención de emplear los servicios del ecosistema de un ecosistema dado, es necesario que el maestro, antes de salir al campo, explique sobre los ecosistemas que se visitarán y sobre las nociones de los servicios del ecosistema. Este estudio puede contribuir a dar una nueva visión a los estudiantes y profesores sobre la importancia de los ecosistemas.
Palabras clave: enfoque ambiental; Enseñanza de geografía; Servicios ecosistémicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.