PARA ALÉM DAS MARGENS: TERRITÓRIOS DA VIOLÊNCIA E DO MEDO E ESPAÇO SEGREGADO EM SOBRAL-CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.989Palavras-chave:
Violência, Território, Territorialidade, Segregação, MedoResumo
Este artigo trata do processo de formação dos territórios da violência e do medo em Sobral-CE, município localizado a cerca de 230 km da capital do estado, Fortaleza. A partir de narrativas de uma moradora de um território controlado por uma facção criminosa e de um profissional da imprensa local (pequena seleção de fontes de uma pesquisa mais ampla), buscou-se analisar de que forma alguns conceitos caros à geografia, como território, territorialidade, espaço segregado, segregação socioespacial e fragmentação do tecido sociopolítico-espacial podem ser importantes ferramentas para se compreender o fenômeno da violência urbana. Autores como Rogério Haesbaert, Marcelo Lopes de Souza, Roberto Lobato Corrêa e Maria Encarnação Beltrão Spósito, entre outros, trazem contribuições fundamentais para que possamos refletir sobre o problema da violência não apenas como um fato social, mas também consequência das relações da sociedade com o espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio Jerfson Lins de Freitas, Telma Bessa Sales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.