PARA ALÉM DAS MARGENS: TERRITÓRIOS DA VIOLÊNCIA E DO MEDO E ESPAÇO SEGREGADO EM SOBRAL-CE

Autores

  • Antonio Jerfson Lins de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Telma Bessa Sales Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.989

Palavras-chave:

Violência, Território, Territorialidade, Segregação, Medo

Resumo

Este artigo trata do processo de formação dos territórios da violência e do medo em Sobral-CE, município localizado a cerca de 230 km da capital do estado, Fortaleza. A partir de narrativas de uma moradora de um território controlado por uma facção criminosa e de um profissional da imprensa local (pequena seleção de fontes de uma pesquisa mais ampla), buscou-se analisar de que forma alguns conceitos caros à geografia, como território, territorialidade, espaço segregado, segregação socioespacial e fragmentação do tecido sociopolítico-espacial podem ser importantes ferramentas para se compreender o fenômeno da violência urbana. Autores como Rogério Haesbaert, Marcelo Lopes de Souza, Roberto Lobato Corrêa e Maria Encarnação Beltrão Spósito, entre outros, trazem contribuições fundamentais para que possamos refletir sobre o problema da violência não apenas como um fato social, mas também consequência das relações da sociedade com o espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Jerfson Lins de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduado em Comunicação Social / Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007) e graduado em História - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (2004). Técnico em telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE, atual IFCE). Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre territórios da violência em Sobral-CE com bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP. Cursa segunda licenciatura em Geografia pela Faculdade Estácio do Ceará. É pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas “História: memórias no plural”. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de imprensa, produção editorial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, economia, comunicação, história e saúde. Tem experiência em docência no ensino médio (História) e superior (curso de bacharelado em jornalismo do Instituto Superior de Teologia Aplicada - Faculdades INTA), onde participou ainda da formação do quadro de professores tutores do curso de Jornalismo em EaD e como produtor de conteúdo, além de atuar como professor em cursos de especialização na área de formação de professores. Atualmente é sócio diretor e membro do conselho editorial da Editora SertãoCult.

Telma Bessa Sales, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, cultura, memórias, experiências e trabalhadores, patrimônio industrial. É membro do Conselho Municipal do Patrimônio (Sobral). Associada ao ICOMOS. Participa do grupo de pesquisa sobre história oral (cnpq).

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

FREITAS, A. J. L. de; SALES, T. B. PARA ALÉM DAS MARGENS: TERRITÓRIOS DA VIOLÊNCIA E DO MEDO E ESPAÇO SEGREGADO EM SOBRAL-CE. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 63–95, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.989. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/989. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos