PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA E ASSENTAMENTO CASULO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO LIXÃO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN

Autores

  • Iracilda Nazareno de Paiva Medeiros Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Gabriela Cemirames de Sousa Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Wendson Dantas de Araújo Medeiros Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.984

Palavras-chave:

Resíduos sólidos, percepção ambiental, problemas socioambientais, semiárido

Resumo

A geração de resíduos sólidos demanda atenção, sobretudo quanto à gestão e disposição final. O município de Apodi conta, atualmente, com um ambiente de lixão para o depósito dos resíduos, contribuindo para o surgimento e agravamento de impactos socioambientais negativos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção da comunidade casulo e da população urbana quanto aos impactos socioambientais do lixão no município de Apodi/RN. A metodologia adotada foi a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva e exploratória, com visitas de campo in loco. Foram aplicados questionários à população urbana, aos moradores do Assentamento Casulo e ao representante da gestão municipal, com perguntas abertas e fechadas. Concluiu-se que o Assentamento Casulo enfrenta, diariamente, problemas de ordem socioambiental, já a população da área urbana sente-se afetada pela fumaça que invade a cidade por um longo período de tempo. De forma geral, o poder público municipal tem conhecimento sobre os riscos e gravidade da problemática que enfrenta com os resíduos sólidos e lixão a céu aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iracilda Nazareno de Paiva Medeiros, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Subcoordenadora da bacia Apodi-Mossoró do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). 

Gabriela Cemirames de Sousa Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta II da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERN (PPGEO).

Wendson Dantas de Araújo Medeiros, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Assessor de Avaliação Institucional e preside a Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Conselheiro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2024-10-25

Como Citar

MEDEIROS, I. N. de P.; GURGEL, G. C. de S.; MEDEIROS, W. D. de A. PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO URBANA E ASSENTAMENTO CASULO SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO LIXÃO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 174–206, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.984. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/984. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos