O POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO CANAL DOS INGLESES NA SERRA DO LENHEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI - MG

Autores

  • Pedro Gabriel de Barros Júnior Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Leonardo Cristian Rocha Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Arlon Cândido Ferreira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.967

Palavras-chave:

canal dos ingleses, geodiversidade, geoconservação, geoturismo, geopatrimônio, Serra do Lenheiro

Resumo

O Canal dos Ingleses, na Serra do Lenheiro em São João del Rei, constitui um importante patrimômio mineiro, ou seja, advindo da mineração, histórico e turístico, além de ser extremamente importante para a geodiversidade da região, sua preservação é de suma importância pois reproduz a historicidade e a (con)formação do município, tendo sido essencial para a manutenção e permência de pessoas na ocasião histórica do século XIX, sendo ele um aqueduto, serviu de transporte hídrico para as primeiras comunidades poderem se manter suprindo suas necessidades básicas e especialmente econômicas. Sua construção representa um exemplo significativo da engenharia do século XIX e da colaboração entre técnicos estrangeiros e trabalhadores locais. O canal faz parte de um importante conjunto geológico, formado essencialmente por rochas quartzíticas denominado “Serra do Lenheiro”, esta, no contexto histórico foi um importante cenário na conquista e povoamento de Minas Gerais, pois por ela, passava o antigo Caminho Geral do Sertão, posteriormente conhecido por Estrada Real (Caminho Velho), por onde transitou, por exemplo, o Bandeirante Fernão Dias, além de Borba Gato, Matias Cardoso e Tomé Portes del-Rei, fundador de São João del-Rei. A prefeitura Municipal de São João del-Rei, através de decreto, a saber, nº 1.654, de 20 de abril de 1988, determina a área denominada “Serra do Lenheiro”, tombada, para efeitos de preservação paisagística, contudo é necessário que o “Canal dos Ingleses”, elemento cultural da serra, seja resguardado por legislação própria e específica que favoreça a sua preservação considerando a sua importância histórica. Ainda, o estudo aponta ser essencial para que haja a devida geoconservação e gerencimaneto dos elementos físicos e patrimoniais do canal, não obstante, sua relevência geoturísta e traz conceitos gerais relacionados à geodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Gabriel de Barros Júnior, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). 

Leonardo Cristian Rocha, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Professor Titular do Curso de Geografia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Arlon Cândido Ferreira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

2023-10-19

Como Citar

BARROS JÚNIOR, P. G. de; ROCHA, L. C.; FERREIRA, A. C. O POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO CANAL DOS INGLESES NA SERRA DO LENHEIRO EM SÃO JOÃO DEL REI - MG. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 2, p. 228–243, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.967. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/967. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos