COMPORTAMENTO ESPAÇO-TEMPORAL DE CORPO HÍDRICO SUBMETIDO AO AVANÇO DA OCUPAÇÃO URBANA: O LAGO JACAREY NO CONTEXTO DA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ

Autores

  • Wesley Almeida Barbosa Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Andrea Almeida Cavalcante Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.965

Resumo

No entorno das lagoas urbanas das grandes cidades encontram-se diversas formas de urbanização. Os vários ambientes lacustres constituem um importante conjunto de espaços públicos potenciais.  Nesse sentido, o presente trabalho visa realizar uma caracterização espaço-temporal da ocupação urbana nos últimos 50 anos no entorno de um corpo hídrico (Lago Jacarey) da cidade de Fortaleza (CE) a partir do processamento de imagens aéreas. Constatou-se que o entorno do lago passou por uma intensa alteração proveniente da ocupação residencial. O adensamento da urbanização ocasionou a incorporação e ocupação da planície lacustre. Os imóveis de alto padrão e o polo gastronômico formado no entorno fizeram o espaço ser um local amplamente visitado pela população da cidade. Diante disso, tornou-se visado principalmente enquanto espaço público potencial, recebendo uma atenção maior por parte do governo municipal no direcionamento de recursos e na manutenção das estruturas urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Almeida Barbosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Andrea Almeida Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Permanente da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo). 

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

BARBOSA, W. A.; CAVALCANTE, A. A. COMPORTAMENTO ESPAÇO-TEMPORAL DE CORPO HÍDRICO SUBMETIDO AO AVANÇO DA OCUPAÇÃO URBANA: O LAGO JACAREY NO CONTEXTO DA CIDADE DE FORTALEZA, CEARÁ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 236–256, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.965. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/965. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos