ESPACIALIZAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: ANÁLISE DOS FLUXOS ESTABELECIDOS NA CIDADE DO RECIFE/PE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.954Palavras-chave:
Redes, Redes de Atenção à Saúde, Estratégia de Saúde da FamíliaResumo
Um dos grandes desafios enfrentados na gestão da saúde pública comprometida com a atenção integral reside na organização dos serviços em rede e territorialmente estabelecidos. O considerável incremento do acesso da população à Estratégia de Saúde da Família é considerado um avanço no cuidado implementado na Atenção Básica. No entanto, este acréscimo trouxe à tona a importância de uma melhor gestão dos serviços nos demais níveis de atenção, visto que significou uma maior exigência desta rede. Assim, o presente artigo cogita empreender uma apreciação da espacialização das redes de atenção à saúde no contexto territorial do Recife, Pernambuco, por meio da análise os padrões de deslocamento dos pacientes encaminhados pela atenção básica para os serviços de saúde mais especializados. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados às equipes de profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde da cidade do Recife. Por meio da análise aqui empreendida, numa escala local, foi possível perceber que mesmo nestes territórios que apresentam uma maior diversidade e aparente disponibilidade destes serviços de uso frequente, como o caso do Recife, ainda há lacunas que expõem a insuficiência do sistema de atendimento atualmente estabelecido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Felix Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.