ESTUDOS AMAZÔNICOS: UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM REGIONAL EM SALA DE AULA

Autores

  • Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Everson da Silva Oliveira Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.939

Palavras-chave:

Estudos Amazônicos, Ciências Humanas, Interdisciplinaridade

Resumo

As grandes transformações ocorridas na Amazônia, têm sido fruto de debates que envolvem a temática regional, além de exigir uma compreensão de como os processos sociais modificam as paisagens e os modos de vida. Com o objetivo de enfatizar esses fatos, cria-se uma disciplina voltada para a discussão sobre a Amazônia no contexto escolar, com o intuito de abordar questões como os grandes projetos e outros acontecimentos históricos. Nesse sentido, pretende-se aqui fazer um resgate histórico sobre a operacionalização e os caminhos da disciplina Estudos Amazônicos enquanto saber voltado para o debate regional, objetivando investigar o seu contexto de criação, comparar a sua trajetória com a área das ciências humanas, além de compreender as principais discussões propostas por esta disciplina ao longo de sua história, assim como as contribuições trazidas enquanto saber escolar e social na Amazônia. Partimos de um levantamento bibliográfico e documental, além de entrevistas com professores, através das quais constatamos que as temáticas ambientais, culturais, históricas e aspectos físicos estão entre as discussões mais abordadas por este componente curricular na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio de Pádua de Mesquita dos Santos Brasil, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação e do Curso de licenciatura plena em Geografia da Universidade do Estado Pará (UEPA).

Everson da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestrando do Programa de pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

BRASIL, A. de P. de M. dos S.; OLIVEIRA, E. da S. ESTUDOS AMAZÔNICOS: UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM REGIONAL EM SALA DE AULA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 257–271, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.939. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/939. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos