ESTUDOS AMAZÔNICOS: UMA ANÁLISE DA DISCIPLINA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA A ABORDAGEM REGIONAL EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.939Palavras-chave:
Estudos Amazônicos, Ciências Humanas, InterdisciplinaridadeResumo
As grandes transformações ocorridas na Amazônia, têm sido fruto de debates que envolvem a temática regional, além de exigir uma compreensão de como os processos sociais modificam as paisagens e os modos de vida. Com o objetivo de enfatizar esses fatos, cria-se uma disciplina voltada para a discussão sobre a Amazônia no contexto escolar, com o intuito de abordar questões como os grandes projetos e outros acontecimentos históricos. Nesse sentido, pretende-se aqui fazer um resgate histórico sobre a operacionalização e os caminhos da disciplina Estudos Amazônicos enquanto saber voltado para o debate regional, objetivando investigar o seu contexto de criação, comparar a sua trajetória com a área das ciências humanas, além de compreender as principais discussões propostas por esta disciplina ao longo de sua história, assim como as contribuições trazidas enquanto saber escolar e social na Amazônia. Partimos de um levantamento bibliográfico e documental, além de entrevistas com professores, através das quais constatamos que as temáticas ambientais, culturais, históricas e aspectos físicos estão entre as discussões mais abordadas por este componente curricular na educação básica.
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