A CRISE DAS REPRESENTAÇÕES: REPERCUSSÕES PARA A GEOGRAFIA

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNMG)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.928

Palavras-chave:

Representações, Pós-Estruturalismo, Abordagem mais-que-representacional

Resumo

A crise das representações é um modo de compreensão interdisciplinar, que tem ganhado representatividade desde o período das viradas cultural e linguística, tendo como suportes teóricos a ascensão da abordagem pós-estrutural e pós-moderna. As repercussões da crise das representações são muitas, inclusive para o campo da geografia. Este artigo, de viés epistemológico, objetiva elucidar o impacto deste modo de compreensão sobre o pensamento geográfico, sem que haja uma pretensão de esgotar todas as repercussões possíveis. São elencados e discutidos como impactos o fato das correntes de pensamento serem vistas como aprisionamentos teóricos, a colocação de binarismos e categorias em xeque, o crescimento da importância do espaço relativo e da intertextualidade, a reordenação das relações entre a dimensão social e cultural e, finalmente, a ascensão de formas de interpretação mais-que-representacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas (IFNMG)

Doutor em Geografia. Professor EBTT de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Diamantina.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

SILVA, L. L. S. da. A CRISE DAS REPRESENTAÇÕES: REPERCUSSÕES PARA A GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 206–221, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v25.928. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/928. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos