SEGREDOS DA PAISAGEM

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas
Palavras-chave: Paisagem; subjetividade; segredos; Literatura; pintura

Resumo

A paisagem, enquanto categoria geográfica, vista pelas lentes subjetivas de interpretação, guarda os seus segredos. Nos complexos atos de percepção e descrição paisagística, permanece como elemento oculto aquilo que nossos sentidos não são capazes de nos revelar e também o que decidimos não transmitir a outrem, devido aos imperativos sociais. Em uma abordagem que deliberadamente negligenciou a objetividade neopositivista da paisagem, este artigo apresenta os fundamentos teóricos dos segredos paisagísticos e reflete sobre o lidar com a paisagem, utilizando como estratégia discursiva a expressão da paisagem por intermédio da Literatura e da pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Salinas

Graduado em Geografia (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especializado (lato sensu) em Gestão de Políticas Sociais (2006) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Mestre em Relações Internacionais pela PUC-MG (2011) e Doutor em Geografia - Tratamento da Informação Espacial (2016) pela PUC-MG. Concluiu estágio Pós-Doutoral (2018-2019) no departamento de Geografia da PUC-MG, sob supervisão do Professor Dr. Alexandre Magno Alves Diniz. Seus temas de interesse estão ligados à Geopolítica, à Epistemologia da Geografia, à Geografia Cultural e aos Estudos Regionais, com ênfase nos estudos de fronteiras. Foi professor da rede particular de ensino de Belo Horizonte entre 2003 e 2016. Atualmente é professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Salinas.

Publicado
2020-09-05
Como Citar
SILVA, L. L. S. DA. SEGREDOS DA PAISAGEM. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 22, n. 2, p. 133-151, 5 set. 2020.
Seção
Artigos de fluxo contínuo