COMÉRCIO, CONSUMO E OS NOVOS USOS DO/NO ESPAÇO: O CASO DA PRAÇA DO TRABALHADOR EM TERESINA-PI

Autores

  • Emilson Oliveira dos Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.927

Palavras-chave:

Consumo, Espaço Urbano, Contact Centers, Teresina-PI

Resumo

O presente artigo analisa os novos usos do/no espaço da Praça do Trabalhador no município de Teresina – PI, oriundos da chegada de vários estabelecimentos comerciais atraídos pela instalação de uma empresa do ramo Contact Center. Este artigo objetiva analisar como as práticas comerciais modificaram o uso do espaço da Praça do Trabalhador pelos moradores do bairro Dirceu Arcoverde, buscando destacar como o comércio contribuiu para alterar a dinâmica local quanto à movimentação de pessoas, de produtos e de capital. Tendo abordagem quanti-qualitativa, esta pesquisa se utilizará de questionários e entrevistas para atingir seus objetivos. Concluiu-se que com a presença e a expansão das atividades comerciais no interior da área de estudo, houve a alteração no uso deste espaço, a partir de novas relações entre comunidade e praça, retratadas pelo afastamento dos residentes do bairro em relação à Praça do Trabalhador mediante a tomada de seu espaço pelos estabelecimentos comerciais e o desaparecimento de equipamentos urbanos que outrora serviam de lazer para a população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilson Oliveira dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor do departamento de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Dr. Josefina Demes

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

SANTOS, E. O. dos. COMÉRCIO, CONSUMO E OS NOVOS USOS DO/NO ESPAÇO: O CASO DA PRAÇA DO TRABALHADOR EM TERESINA-PI. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 3, p. 65–80, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.927. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/927. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos