COMÉRCIO, CONSUMO E OS NOVOS USOS DO/NO ESPAÇO: O CASO DA PRAÇA DO TRABALHADOR EM TERESINA-PI
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.927Mots-clés :
Consumo, Espaço Urbano, Contact Centers, Teresina-PIRésumé
O presente artigo analisa os novos usos do/no espaço da Praça do Trabalhador no município de Teresina – PI, oriundos da chegada de vários estabelecimentos comerciais atraídos pela instalação de uma empresa do ramo Contact Center. Este artigo objetiva analisar como as práticas comerciais modificaram o uso do espaço da Praça do Trabalhador pelos moradores do bairro Dirceu Arcoverde, buscando destacar como o comércio contribuiu para alterar a dinâmica local quanto à movimentação de pessoas, de produtos e de capital. Tendo abordagem quanti-qualitativa, esta pesquisa se utilizará de questionários e entrevistas para atingir seus objetivos. Concluiu-se que com a presença e a expansão das atividades comerciais no interior da área de estudo, houve a alteração no uso deste espaço, a partir de novas relações entre comunidade e praça, retratadas pelo afastamento dos residentes do bairro em relação à Praça do Trabalhador mediante a tomada de seu espaço pelos estabelecimentos comerciais e o desaparecimento de equipamentos urbanos que outrora serviam de lazer para a população local.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Emilson Oliveira dos Santos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.