A GEOGRAFIA NOS CURRÍCULOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ITÁLIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.917Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Formação Docente, Raciocínio Geográfico, BNCC GeografiaResumo
Em que medida há aproximações e distanciamentos de currículos nacionais de Geografia prescritos por países distintos? Em busca de compreender como as diretrizes para o componente Geografia estão organizadas em outro contexto além do brasileiro, este artigo apresenta uma comparação entre as orientações inerentes à disciplina Geografia contidas no currículo nacional para a educação básica no país (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e na Itália (Indicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuola dell’Infanzia e del Primo Ciclo d’istruzione). Em atendimento a este objetivo apresentamos, de início, a divisão escolar vigente no Brasil e na Itália, bem como as normas gerais para a formação docente nestes países na busca por fornecer um quadro de seus sistemas escolares, para, em seguida, tratar da estrutura de suas normativas curriculares e diretrizes para o componente Geografia. As normativas curriculares nacionais aqui analisadas, embora se destinam a prescrever diretrizes para uma mesma disciplina escolar, revelam aproximações e distanciamentos. De modo geral, ambas as normativas convergem para a ideia de que a Geografia deve ultrapassar a condição simplista e meramente descritiva e avançar na direção de uma Geografia significativa e problematizadora das questões contemporâneas. Por outro lado, os distanciamentos estão presentes na estrutura do documento, no conteúdo a ser tratado pela disciplina na escola e nas indicações de como se atingir os resultados esperados.
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