A GEOGRAFIA NOS CURRÍCULOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ITÁLIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Autores

  • Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Roberto Célio Valadão Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.917

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Formação Docente, Raciocínio Geográfico, BNCC Geografia

Resumo

Em que medida há aproximações e distanciamentos de currículos nacionais de Geografia prescritos por países distintos? Em busca de compreender como as diretrizes para o componente Geografia estão organizadas em outro contexto além do brasileiro, este artigo apresenta uma comparação entre as orientações inerentes à disciplina Geografia contidas no currículo nacional para a educação básica no país (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e na Itália (Indicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuola dell’Infanzia e del Primo Ciclo d’istruzione). Em atendimento a este objetivo apresentamos, de início, a divisão escolar vigente no Brasil e na Itália, bem como as normas gerais para a formação docente nestes países na busca por fornecer um quadro de seus sistemas escolares, para, em seguida, tratar da estrutura de suas normativas curriculares e diretrizes para o componente Geografia. As normativas curriculares nacionais aqui analisadas, embora se destinam a prescrever diretrizes para uma mesma disciplina escolar, revelam aproximações e distanciamentos. De modo geral, ambas as normativas convergem para a ideia de que a Geografia deve ultrapassar a condição simplista e meramente descritiva e avançar na direção de uma Geografia significativa e problematizadora das questões contemporâneas. Por outro lado, os distanciamentos estão presentes na estrutura do documento, no conteúdo a ser tratado pela disciplina na escola e nas indicações de como se atingir os resultados esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua (UNIPD). Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2023-10-07

Como Citar

BOTELHO, L. A. L. A.; VALADÃO, R. C. A GEOGRAFIA NOS CURRÍCULOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ITÁLIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 2, p. 167–196, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.917. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/917. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos