A GEOGRAFIA NOS CURRÍCULOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ITÁLIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Auteurs

  • Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Roberto Célio Valadão Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.917

Mots-clés :

Ensino de Geografia, Formação Docente, Raciocínio Geográfico, BNCC Geografia

Résumé

Em que medida há aproximações e distanciamentos de currículos nacionais de Geografia prescritos por países distintos? Em busca de compreender como as diretrizes para o componente Geografia estão organizadas em outro contexto além do brasileiro, este artigo apresenta uma comparação entre as orientações inerentes à disciplina Geografia contidas no currículo nacional para a educação básica no país (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e na Itália (Indicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuola dell’Infanzia e del Primo Ciclo d’istruzione). Em atendimento a este objetivo apresentamos, de início, a divisão escolar vigente no Brasil e na Itália, bem como as normas gerais para a formação docente nestes países na busca por fornecer um quadro de seus sistemas escolares, para, em seguida, tratar da estrutura de suas normativas curriculares e diretrizes para o componente Geografia. As normativas curriculares nacionais aqui analisadas, embora se destinam a prescrever diretrizes para uma mesma disciplina escolar, revelam aproximações e distanciamentos. De modo geral, ambas as normativas convergem para a ideia de que a Geografia deve ultrapassar a condição simplista e meramente descritiva e avançar na direção de uma Geografia significativa e problematizadora das questões contemporâneas. Por outro lado, os distanciamentos estão presentes na estrutura do documento, no conteúdo a ser tratado pela disciplina na escola e nas indicações de como se atingir os resultados esperados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor em Estudos Históricos, Geográficos e Antropológicos pela Universidade de Pádua (UNIPD). Pós-Doutorando na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Roberto Célio Valadão, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Dr. do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Téléchargements

Publiée

2023-10-07

Comment citer

BOTELHO, L. A. L. A.; VALADÃO, R. C. A GEOGRAFIA NOS CURRÍCULOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ITÁLIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 2, p. 167–196, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.917. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/917. Acesso em: 20 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos