A GEOGRAFIA NOS CURRÍCULOS NACIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ITÁLIA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.917Mots-clés :
Ensino de Geografia, Formação Docente, Raciocínio Geográfico, BNCC GeografiaRésumé
Em que medida há aproximações e distanciamentos de currículos nacionais de Geografia prescritos por países distintos? Em busca de compreender como as diretrizes para o componente Geografia estão organizadas em outro contexto além do brasileiro, este artigo apresenta uma comparação entre as orientações inerentes à disciplina Geografia contidas no currículo nacional para a educação básica no país (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) e na Itália (Indicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuola dell’Infanzia e del Primo Ciclo d’istruzione). Em atendimento a este objetivo apresentamos, de início, a divisão escolar vigente no Brasil e na Itália, bem como as normas gerais para a formação docente nestes países na busca por fornecer um quadro de seus sistemas escolares, para, em seguida, tratar da estrutura de suas normativas curriculares e diretrizes para o componente Geografia. As normativas curriculares nacionais aqui analisadas, embora se destinam a prescrever diretrizes para uma mesma disciplina escolar, revelam aproximações e distanciamentos. De modo geral, ambas as normativas convergem para a ideia de que a Geografia deve ultrapassar a condição simplista e meramente descritiva e avançar na direção de uma Geografia significativa e problematizadora das questões contemporâneas. Por outro lado, os distanciamentos estão presentes na estrutura do documento, no conteúdo a ser tratado pela disciplina na escola e nas indicações de como se atingir os resultados esperados.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Roberto Célio Valadão 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.