ANTROPOCENO: “NOVO” PARADIGMA DA CIÊNCIA?

Autores

  • Telma Mendes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Carolina Campos Eduardo Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.915

Palavras-chave:

Evolução da Paisagem, Escala de tempo curto e longo, Reflexões Científicas

Resumo

A Ciência busca traçar caminhos para o entendimento de um novo momento dos processos de transformação do Planeta Terra. Um momento bem diferenciado dos mecanismos evolutivos que ocorreram e ocorrem em escalas de tempo longo onde a principal chave de interpretação voltava-se para busca de entendimento de eventos geológico-geomorfológicos e ambientais naturais, sem participação das atividades imediatistas implementadas pela ação dos seres humanos. Neste artigo, procurou-se, portanto, trazer para debate tais questionamentos, partindo-se de contribuições existentes dentro da Geografia e ciências afins e que venham balizar a aplicação de uma abordagem teórico-metodológica que analise e avalie este novo momento no qual a humanidade se apresenta como agente na modelagem de processos evolutivos terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Mendes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carolina Campos Eduardo Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrado em Geografia, na área de concentração Espaço e Ambiente, linha de pesquisa dinâmicas sócioambientais, pelo Programa de Pós Graduação de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Licenciada e Bacharel em Geografia pela UFJF. Integra o grupo de pesquisas NEQUAT (Núcleo de Estudos do Quaternário e Tecnógeno) e o grupo Terra (Temáticas Especiais Relacionadas ao Relevo e à Água ).Trabalha com cartografia geomorfológica regional e de detalhe, relevo tecnogênico, paisagem, planejamento ambiental e territorial e Sistema de Informações Geográficas. Tem experiência em mapeamentos temáticos para planos diretores participativos. Incorporou a equipe de trabalho da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Juiz de Fora, sublocada na Subsecretaria de Planejamento do Território, no setor de geoprocessamento, além de participação em conselhos municipais.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

SILVA, T. M. da; OLIVEIRA, C. C. E. ANTROPOCENO: “NOVO” PARADIGMA DA CIÊNCIA? . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 585–606, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.915. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/915. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos