QUEM É RICO MORA NA PRAIA? UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO IMOBILIÁRIA ENTRE AS CIDADES DE VITÓRIA-ES E FORTALEZA-CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.902Palavras-chave:
Verticalização, Produção do espaço, SegregaçãoResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de realizar uma análise comparativa do processo de verticalização das cidades litorâneas de Vitória-ES e Fortaleza-CE, localizadas em regiões diferentes do Brasil, com seus distintos processos de formação socioespacial. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, com pesquisa em livros, teses, dissertações, periódicos, sites de negócios imobiliários e matérias jornalísticas, bem como com a análise de dados sobre o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informações do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos dois municípios e os valores estimados do metro quadrado do espaço das referidas cidades. Também foram consultadas fontes locais, como as seguintes instituições científicas: Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no Espírito Santo, e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). O resultado da investigação, que gerou também tabelas e mapas, mostra, além de semelhanças, diferenças e singularidades na intensificação do processo de verticalização das edificações nas duas capitais, o qual culmina em problemas socioambientais e maior seletividade/elitização do espaço geográfico, além do aumento da segregação espacial nas referidas cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rachel Facundo, Rafael Gonring
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.