QUEM É RICO MORA NA PRAIA? UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO IMOBILIÁRIA ENTRE AS CIDADES DE VITÓRIA-ES E FORTALEZA-CE

Autores

  • Rachel Facundo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Rafael Gonring Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v25.902

Palavras-chave:

Verticalização, Produção do espaço, Segregação

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de realizar uma análise comparativa do processo de verticalização das cidades litorâneas de Vitória-ES e Fortaleza-CE, localizadas em regiões diferentes do Brasil, com seus distintos processos de formação socioespacial. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, com pesquisa em livros, teses, dissertações, periódicos, sites de negócios imobiliários e matérias jornalísticas, bem como com a análise de dados sobre o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informações do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos dois municípios e os valores estimados do metro quadrado do espaço das referidas cidades. Também foram consultadas fontes locais, como as seguintes instituições científicas: Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no Espírito Santo, e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). O resultado da investigação, que gerou também tabelas e mapas, mostra, além de semelhanças, diferenças e singularidades na intensificação do processo de verticalização das edificações nas duas capitais, o qual culmina em problemas socioambientais e maior seletividade/elitização do espaço geográfico, além do aumento da segregação espacial nas referidas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Facundo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e bolsista Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES)

Rafael Gonring, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor da Educação Básica e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

OLIVEIRA, R. F. V. de; GONRING, R. QUEM É RICO MORA NA PRAIA? UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO IMOBILIÁRIA ENTRE AS CIDADES DE VITÓRIA-ES E FORTALEZA-CE. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 25, n. 2, p. 27–51, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v25.902. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/902. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos