INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.895Palavras-chave:
Política Pública, Universidade, Educação, Criatividade, DesenvolvimentoResumo
O presente estudo tem como objetivo evidenciar a relação entre interiorização do ensino superior público e o desenvolvimento regional brasileiro. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas seguintes bases de dados: DOAJ, SciELO, Google Scholar, Portal Periódicos da Capes e Repositório do Conhecimento do IPEA, no período de 2015 a 2021. Os termos de busca utilizados nas bases foram: “educação superior” AND “ensino superior” AND “expansão do ensino superior” AND “desenvolvimento regional” AND “instituições de ensino superior” AND “interiorização do ensino superior”. A coleta de dados se deu no mês de maio de 2021. Foram identificados 14 artigos que preencheram os critérios de inclusão, todos sobre estudos brasileiros. Os principais indicadores de desenvolvimento evidenciados pelos estudos foram: democratização do acesso ao ensino superior; dinamização da economia dos municípios onde as instituições foram instaladas; fomento ao mercado de trabalho; alterações demográficas e no espaço urbano e a incorporação de parcelas da população antes pouco representadas nas universidades públicas. Os artigos foram analisados e evidenciaram que a interiorização das IES contribui em vários fatores para o desenvolvimento dos locais onde as IES foram instaladas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alesxandro Fernando do Carmo, José Elesbão de Almeida, Daiane Kelly de Queiroz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.