INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Alesxandro Fernando do Carmo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • José Elesbão de Almeida Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Daiane Kelly de Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.895

Palavras-chave:

Política Pública, Universidade, Educação, Criatividade, Desenvolvimento

Resumo

O presente estudo tem como objetivo evidenciar a relação entre interiorização do ensino superior público e o desenvolvimento regional brasileiro. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas seguintes bases de dados: DOAJ, SciELO, Google Scholar, Portal Periódicos da Capes e Repositório do Conhecimento do IPEA, no período de 2015 a 2021. Os termos de busca utilizados nas bases foram: “educação superior” AND “ensino superior” AND “expansão do ensino superior” AND “desenvolvimento regional” AND “instituições de ensino superior” AND “interiorização do ensino superior”. A coleta de dados se deu no mês de maio de 2021. Foram identificados 14 artigos que preencheram os critérios de inclusão, todos sobre estudos brasileiros. Os principais indicadores de desenvolvimento evidenciados pelos estudos foram: democratização do acesso ao ensino superior; dinamização da economia dos municípios onde as instituições foram instaladas; fomento ao mercado de trabalho; alterações demográficas e no espaço urbano e a incorporação de parcelas da população antes pouco representadas nas universidades públicas. Os artigos foram analisados e evidenciaram que a interiorização das IES contribui em vários fatores para o desenvolvimento dos locais onde as IES foram instaladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alesxandro Fernando do Carmo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pelo PLANDITES, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

José Elesbão de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Daiane Kelly de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pelo PLANDITES, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN.)

Downloads

Publicado

2023-07-17

Como Citar

CARMO, A. F. do; ALMEIDA, J. E. de; QUEIROZ, D. K. de. INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL BRASILEIRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 607–624, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.895. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/895. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos