AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE NATURAL E AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.873Palavras-chave:
Sistemas ambientais, Susceptibilidade, Degradação ambiental, Sustentabilidade ambientalResumo
A análise da vulnerabilidade natural e ambiental busca mostrar a susceptibilidade do ambiente, considerando fatores naturais como: solo, vegetação, geologia e geomorfologia, e a relação destes com a interferência antrópica. Deste modo, o estudo objetiva avaliar a vulnerabilidade natural e ambiental no município de Quixadá, estabelecendo graus de estabilidades em relação a morfogênese e a pedogênese, realizando também uma análise comparativa entre vulnerabilidade e sustentabilidade ambiental por meio de uma compartimentação geomorfológica. Os procedimentos metodológicos, decorrem de levantamento bibliográfico, trabalho de campo, identificação de unidades geoambientais, produção e álgebras de mapas temáticos. Na elaboração dos mapas, utilizou-se o Sistema de Informação Geográfica, SIG ArcGis 10.5. As unidades geoambientais identificadas, receberam valores que variam de 1,0 a 3,0; podendo ter intervalos de 0,5. Os resultados demonstraram que nos ambientes de Depressão Sertaneja ocorre uma baixa vulnerabilidade natural, porém este ambiente vem sofrendo fortes mudanças por meio das ações humanas. No caso do maciço residual, das planícies fluviais e dos inselbergs, são áreas que já apresentam alta vulnerabilidade natural devido a atuação do intemperismo, e as ações antrópicas contribuem para o agravamento desse quadro. Nesses ambientes que apresentam altas vulnerabilidades são observados baixa sustentabilidade ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caroline Domingos de Amorim, Caroline Vitor Loureiro, Carlos Henrique Sopchaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.