AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE NATURAL E AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE

Autores

  • Caroline Domingos de Amorim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Caroline Vitor Loureiro Instituto Federal do Ceará- IFCE, Campus de Quixadá
  • Carlos Henrique Sopchaki Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.873

Palavras-chave:

Sistemas ambientais, Susceptibilidade, Degradação ambiental, Sustentabilidade ambiental

Resumo

A análise da vulnerabilidade natural e ambiental busca mostrar a susceptibilidade do ambiente, considerando fatores naturais como: solo, vegetação, geologia e geomorfologia, e a relação destes com a interferência antrópica. Deste modo, o estudo objetiva avaliar a vulnerabilidade natural e ambiental no município de Quixadá, estabelecendo graus de estabilidades em relação a morfogênese e a pedogênese, realizando também uma análise comparativa entre vulnerabilidade e sustentabilidade ambiental por meio de uma compartimentação geomorfológica. Os procedimentos metodológicos, decorrem de levantamento bibliográfico, trabalho de campo, identificação de unidades geoambientais, produção e álgebras de mapas temáticos. Na elaboração dos mapas, utilizou-se o Sistema de Informação Geográfica, SIG ArcGis 10.5. As unidades geoambientais identificadas, receberam valores que variam de 1,0 a 3,0; podendo ter intervalos de 0,5. Os resultados demonstraram que nos ambientes de Depressão Sertaneja ocorre uma baixa vulnerabilidade natural, porém este ambiente vem sofrendo fortes mudanças por meio das ações humanas. No caso do maciço residual, das planícies fluviais e dos inselbergs, são áreas que já apresentam alta vulnerabilidade natural devido a atuação do intemperismo, e as ações antrópicas contribuem para o agravamento desse quadro. Nesses ambientes que apresentam altas vulnerabilidades são observados baixa sustentabilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Domingos de Amorim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Caroline Vitor Loureiro, Instituto Federal do Ceará- IFCE, Campus de Quixadá

Doutora em Geografia, Professora no Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Carlos Henrique Sopchaki, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Geografia, Professor no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2023-07-12

Como Citar

AMORIM, C. D. de; LOUREIRO, C. V.; SOPCHAKI, C. H. AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE NATURAL E AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 3, p. 567–584, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.873. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/873. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos