ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS COMPLEXOS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E EÓLICA NO CEARÁ

Autores

  • Teomar Filho de Brito Ramos Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE)
  • Ana Lúcia Feitoza Freire Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Eliano Vieira Pessoa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Cleverton Caçula de Albuquerque Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.858

Palavras-chave:

Energias Renováveis, Desenvolvimento Sustentável, Licenciamento Ambiental, Procedimentos, Ceará

Resumo

Os impactos causados pelo uso de fontes poluidoras para a geração de energia elétrica têm criado oportunidades para empreendimentos geradores de energias limpas e renováveis. O licenciamento ambiental é o processo que garante a adoção de práticas sustentáveis nesses projetos e por se tratar de um trâmite complexo, é pertinente a realização de estudos dos procedimentos adotados pelos órgãos ambientais, possibilitando sua otimização. Este trabalho visa analisar os procedimentos de licenciamento ambiental dos empreendimentos de geração de energia solar fotovoltaica e eólica realizados pela Superintendência Estadual de Meio Ambiental do Ceará (SEMACE). Para isso, foi feita pesquisa documental, descritiva e explicativa, analisando os dados entre os anos de 2014 e 2021. O órgão ambiental possui procedimentos bem definidos, no qual as etapas, os prazos e a documentação necessária variam de acordo com o porte, o tipo e a localização do empreendimento. Foram emitidas 728 licenças, sendo 461 para empreendimentos de energia eólica e 267 para energia solar fotovoltaica. Cerca de 23,68% dos complexos eólicos licenciados estão localizados no Litoral Norte e 46,72% dos complexos fotovoltaicos licenciados situam-se no Vale do Jaguaribe. O litoral cearense possui alto potencial de geração de energia eólica, podendo expandir-se para a Serra da Ibiapaba e Chapada do Araripe. A radiação solar tem sido bastante aproveitada no Vale do Jaguaribe, podendo ser explorada também em outras regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teomar Filho de Brito Ramos, Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE)

Engenheiro Civil. Técnico em Meio Ambiente e Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará-IFCE e Articulador da Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMACE.

Ana Lúcia Feitoza Freire Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professora do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Sobral-CE. Tecnóloga em Saneamento Ambiental. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Eliano Vieira Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Professor do Eixo Ambiente, Saúde e Segurança  do  Instituto Federal do Ceará-IFCE campus de Sobral-CE. Engenheiro de Pesca. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Cleverton Caçula de Albuquerque, Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE)

Zootecnista, graduado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Mestre em Zootecnia. Diretor da Diretoria. Regional de Sobral (DISOB)/Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMACE

Downloads

Publicado

2023-06-28

Como Citar

RAMOS, T. F. de B.; PEREIRA, A. L. F. F.; PESSOA, E. V.; ALBUQUERQUE, C. C. de. ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL DOS COMPLEXOS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E EÓLICA NO CEARÁ. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 364–388, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.858. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/858. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos