QUALIDADE DAS ÁGUAS DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO LAGAMAR DO CAUÍPE, CAUCAIA – CE
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.850Palavras-chave:
Qualidade das águas, Lagamar do Cauípe, Problemática ambientalResumo
O geossistema analisado se insere na Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe, a qual possui dois corpos hídricos principais, sendo o maior o próprio lagamar e o segundo, localizado a norte e conhecido como lagoa ou Barra do Cauípe, próximo à foz de homônimo rio. No entorno desse complexo existe uma Área de Proteção Ambiental, criada pelo Decreto Estadual nº 24957 de junho de 1998, sendo uma Unidade de Uso Sustentável de acordo com a Lei nº 9985 de 2000. A área de Proteção Ambiental compreende ao todo 1884,46 hectares, sendo as suas porções mais ao sul compostas por embasamento cristalino inserido na Província Borborema, o qual é recoberto por material sedimentar tércio-quaternário na porção norte (a Formação Barreiras, criando os tabuleiros costeiros); e ao longo da faixa litorânea, ocorrem praias e dunas. Analisou-se nessa unidade de conservação os índices de qualidade das águas em quatro pontos específicos ao longo da área de proteção nos anos de 2020 e 2021, para tanto utilizou-se a portaria do Ministério da Saúde nº5 de 28 de setembro de 2017. A análise de uso e ocupação foi realizada através de visitação in loco com equipamentos específicos e auxílio de geoprocessamento digital com o emprego do software QGIS 3.16.16 para a produção das peças cartográficas; sendo estas elaboradas com o emprego de imagens satelitárias das constelações CBERS e LANDSAT. Os resultados indicam que há premente necessidade de ação fiscalizatória estatal na área de proteção, além do ordenamento de usos e ocupações devido ao aumento da deposição irregular de resíduos sólidos, bem como por conta do declínio da pujança de qualidade vegetacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.