TURISMO DE EVENTOS: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA OS PEQUENOS MUNICÍPIOS

Autores

  • Anderson Matheus André de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Rita de Cássia da Conceição Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.841

Palavras-chave:

Turismo, Pequenas Cidades, Dinâmica urbana

Resumo

O turismo de eventos se apresenta, no contexto do espaço geográfico mundial, como um segmento econômico de expressiva dinamicidade, interferindo objetivamente na produção do espaço aonde o mesmo venha ocorrer, independente da dimensão espacial do lugar. É esta compreensão que ancora a discussão apresentada no texto que segue, o qual tem por objetivo discutir a importância do turismo de eventos para a dinâmica das pequenas cidades. A referência empírica em análise é a feira intermunicipal de educação, cultura, turismo e negócios – FINECAP, que ocorre anualmente na cidade de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte. Além da pesquisa bibliográfica, que subsidiou a compreensão teórica da questão em pauta, recorremos à pesquisa documental que autentica a realização do evento em discussão, associada à pesquisa empírica, respaldada em entrevistas e observações estruturadas associadas às experiências de quem vivencia o próprio evento. Os caminhos de pesquisas elencados nos permitiram inferir que o turismo de eventos assume importância de grande relevância para a dinâmica dos lugares independente de sua dimensão, se constituindo em fator importante na produção do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Matheus André de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciado em Geografia – UERN. Bacharelando em Geografia – UFRN. Pós–Graduando em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido – IFRN. Pós-Graduando em Docência para o Ensino Técnico e Profissional – IFES. Mestrando em Geografia – UFRN

Rita de Cássia da Conceição Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGE/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GEOCERES/UFRN).

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. A. de; GOMES, R. de C. da C. TURISMO DE EVENTOS: UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA OS PEQUENOS MUNICÍPIOS. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 24, n. 2, p. 297–318, 2023. DOI: 10.35701/rcgs.v24.841. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/841. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos