GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS E AGRONEGÓCIO: REDEFINIÇÃO DAS CENTRALIDADES E INTERAÇÕES ESPACIAIS NO SUDESTE DA AMAZÔNIA ORIENTAL

  • Reges Sodré Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Helbaneth Macêdo Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Palavras-chave: Centralidades, Interações espaciais, Grupos econômicos e agronegócio, Sudeste da Amazônia Oriental

Resumo

A rede de cidades no Sudeste da Amazônia Oriental tem passado por importantes redefinições no que tange às centralidades e interações espaciais. Diante disso, o trabalho analisa as redefinições dessas centralidades e interações, tendo em vista a crescente atuação dos grandes grupos econômicos e do agronegócio. A pesquisa foi realizada com base em revisão bibliográfica, análise das publicações da REGIC (IBGE, 2008, 2020) e levantamento de grupos econômicos no Ranking Empresas Mais (2020), do jornal O Estado de São Paulo. Constatou-se que no topo da hierarquia regional, Palmas (TO) e Imperatriz (MA), ampliam seus papéis e funções regionais, sendo focos privilegiados de investimentos de grandes grupos econômicos varejistas nacionais. Araguaína (TO) e Marabá (PA), tem parte de seus segmentos capturados pela ascensão de Redenção (PA) e Balsas (MA), cidades estas em vias de se consolidarem como médias. Esses centros são alvos de intensos investimentos de grandes corporações do agronegócio, bem como de grupos varejistas em ascensão. Em direção a base da rede, diversas cidades se especializam na oferta de consumo produtivo agrícola e logístico, tais como Porto Nacional (TO) e Açailândia (MA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reges Sodré, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (PPGeo/IESA/UFG). Bolsista CAPES. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEO/IG/UFU). Pesquisador do Grupo de Estudos Geográficos da Amazônia e do Tocantins – GEGATO e do grupo Territórios e Fluxos.

Helbaneth Macêdo Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Geógrafa. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGEO/IG/UFU). Bolsista CAPES. Membro da ReCiMe - Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias e do grupo de pesquisa Sul Global e Novas Dinâmicas Urbanas.

Publicado
2021-06-15
Como Citar
SODRÉ, R.; MACÊDO OLIVEIRA, H. GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS E AGRONEGÓCIO: REDEFINIÇÃO DAS CENTRALIDADES E INTERAÇÕES ESPACIAIS NO SUDESTE DA AMAZÔNIA ORIENTAL . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 23, p. 114-143, 15 jun. 2021.
Seção
Artigos