A REALIDADE AUMENTADA COMO POSSIBILIDADE PARA MOBILIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: REFLEXÕES TEÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.731Palavras-chave:
Educação geográfica, Raciocínio geográfico, Tecnologias digitaisResumo
A proposta deste artigo consiste em discutir as potencialidades das tecnologias digitais e, mais especificamente, da realidade aumentada (RA), no ensino de Geografia, para o fortalecimento e desenvolvimento do raciocínio geográfico. À vista disso, para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia se pautou em uma pesquisa exploratória, que permitiu compreender a temática pesquisada a partir de investigações, subdivididas em três momentos teóricos, sendo eles: breve reflexão sobre os aportes teóricos, a respeito da educação geográfica e da construção do raciocínio geográfico; o uso das tecnologias no ensino e, também, a contextualização da realidade aumentada no processo de ensino-aprendizagem; e, por fim, a exemplificação das potencialidades da RA com o uso do aplicativo HoloGLOBE. Como resultado do trabalho, revelou-se a significativa importância de utilizar recursos digitais como este, no processo de ensino-aprendizagem de Geografia, principalmente para o ensino de fenômenos abstratos, os quais não são possíveis de serem acessados na realidade. Diante disso, é possível afirmar que a realidade aumentada é uma tecnologia que tem a potencialidade de auxiliar professores e alunos no desenvolvimento e exercício do raciocínio geográfico.
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