EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSIDIO A (RE)AVALIAÇÃO DAS FORMAS DE USO NA APA DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ EM FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.583Palavras-chave:
Conservação, Educação Ambiental, Análise Geoambiental.Resumo
A pesquisa trata de uma análise da relação sociedade natureza no contexto da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Ceará e teve como objetivo principal o estudo dos impactos negativos sofridos a partir dessa interação, descrevendo os principais problemas ocasionados pela ocupação desordenada, como a intervenção nas dunas, poluição do mangue e desmatamento da mata ciliar, os quais condicionam a mudança da dinâmica natural do ambiente causando interferências paisagísticas e biológicas no local. O aporte teórico metodológico embasa-se nas teorias clássicas pertinentes, bem como levantamento de dados secundários, trabalho de campo e a técnica de geoprocessamento para a elaboração de material cartográfico. Os resultados demonstram a urgência em inserir práticas vinculadas a educação ambiental na APA, dessa forma, o trabalho visa servir de subsídio à conscientização da necessidade de preservação deste ambiente, recomendando, assim o diálogo entre a população e os órgãos responsáveis para garantir o uso sustentável da mesma.
Palavras-chave: Conservação; Educação Ambiental; Análise Geoambiental.
ABSTRACT
The research deals with an analysis of the relation nature-society in the context of the APA (Ambiental Protection Area) of Ceará River and it had as main objective the study of the negative impacts suffered from this interaction, describing the main problems caused by the disordered occupation, such as the intervention in the dunes, mangrove pollution and deforestation of the riparian forest, which condition the change of the natural dynamics of the environment causing landscape and biological interferences in the place. The theoretical methodological support is based on the relevant classical theories, as well as secondary data collection, field work and the geoprocessing technique for the preparation of cartographic material. The results show the urgency to insert practices related to environmental education in the APA, so this work aims to serve as a subsidy to raise awareness of the need to preserve this environment, recommending in this way the dialogue between the population and responsible bodies to ensure sustainable use of the same.
Keywords: Conservation; Environmental education; Geoenvironmental Analysis.
RESUMEN
La investigación aborda un análisis de la relación de la sociedad de la naturaleza en el contexto del Área de Protección Ambiental (APA) del río Ceará y su objetivo principal fue el estudio de los impactos negativos sufridos por esta interacción, describiendo los principales problemas causados por la ocupación desordenada, como el intervención en las dunas, contaminación del manglar y deforestación del bosque ribereño, que condicionan el cambio de la dinámica natural del ambiente causando interferencia biológica y paisajística en el lugar. La base teórica metodológica se basa en las teorías clásicas relevantes, así como en la recolección secundaria de datos, el trabajo de campo y la técnica de geoprocesamiento para la preparación de material cartográfico. Los resultados demuestran la urgencia de insertar prácticas relacionadas con la educación ambiental en la APA, por lo tanto, el trabajo tiene como objetivo apoyar la conciencia de la necesidad de preservar este medio ambiente, recomendando así el diálogo entre la población y los organismos responsables para garantizar un uso sostenible de la misma.
Palabras clave: Conservación; Educación ambiental; Análisis geoambiental.
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