"OLHAR" O ESPAÇO URBANO: ALTERNATIVAS PARA COMPREENDER OS USOS DA CIDADE MÉDIA DE SOBRAL
Palavras-chave:
Espaço urbano, Cidade média, SobralResumo
A intenção deste artigo é fornecer ao leitor uma alternativa para o “olhar” rígido, frio e metódico geralmente expresso nos textos científicos referentes a compreensão do espaço urbano. A ideia não é abandonar o rigor científico, mas sim acrescentar a ele uma dimensão emocional. Esta dimensão pode ser vista como inerente ao “olhar” do “flâneur” típico, assim como na fala do “narrador” que fornece ao pesquisador a possibilidade de se perder e se envolver com as nuances, singularidades, detalhes tanto dos usos e das práticas dos habitantes da cidade, quando do que representa cada fachada, janela, porta, varanda, gramado ou bancos das edificações e espaços urbanos. Desta forma o pesquisador pode atingir novas possibilidades cognitivas, rompendo com o simulacro estreito e fechado de um modelo urbano racionalizado e disciplinado como propõe o modelo tecno-burocrático elaborado por um determinado tipo de pensamento cientificizante. A pretensão deste método é entender a cidade em seu coro polifônico e polimórfico, no qual vários itinerários visuais, sonoros e materiais se cruzam, compondo infinitas linhas de misturas imprevisíveis.
Abstract
In this paper we will proceed in presenting a new way of reading the city, the traditional urban analyses based on the city plan leaves out it's symbolic aspects and the way spaces are used and lived. Our concern is to offer new methodological instrument to create this polyphonic comprehension.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.