SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM SALA DE AULA: UMA NOVA ABORDAGEM AMBIENTAL NO ENSINO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Alisson Medeiros de Oliveira UFRN
  • Francisco Herminio Ramalho de Araújo UFRN

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.473

Palavras-chave:

Abordagem ambiental, Ensino em geografia, Serviços ecossistêmicos.

Resumo

O ensino em Geografia dos ensinos fundamental e médio pouco contemplam as facetas de uma abordagem mais natural/física da ciência geográfica. Tal problemática pode interferi seriamente na compreensão do funcionamento natural e da interação homem-meio onde o aluno se insere. O objetivo deste manuscrito é fazer levantamentos de serviços ecossistêmicos de provisão de dois ambientes localizados no semiárido (ambiente serrano e ambiente litorâneo) e aplicá-lo como ferramenta de ensino. Para ambientes serranos, um campo com alunos de ensino médio e fundamental para esta área teria como justificativa as suas características vegetais e climáticas diferenciadas do entorno, predominantemente seco e sem efeitos da orografia, e serviços ecossistêmicos que este ambiente presta. Para ambientes litorâneos semiáridos, a grande vantagem de se visitar seria a de que muitos detalhes sobre o litoral semiárido são desconhecidos nos livros didáticos, além de seus e serviços ecossistêmicos. Numa abordagem ambiental que pretenda empregar os serviços ecossistêmicos de um dado ecossistema, é necessário que o docente, antes de partir para campo, explane sobre os ecossistemas a serem visitados e sobre noções dos serviços ecossistêmicos. Este estudo pode contribuir para dar uma nova visão tanto para os alunos quanto para os docentes quanto à importância dos ecossistemas.

Palavras-chave: Abordagem ambiental; Ensino em geografia; Serviços ecossistêmicos.

                                                                

ABSTRACT

The objective of this manuscript is to make surveys of ecosystem services to provide two environments located in the semi-arid region (mountain environment and coastal environment) and to apply it as a teaching tool. For mountains environments, a field with secondary and fundamental students for this area would have as justification its vegetal and climatic characteristics differentiated from the surroundings, predominantly dry and without orography effects, and ecosystemic services that this environment provides. For semi-arid coastal environments, the great advantage of visiting would be that many details about the semi-arid coastline are unknown in textbooks, in addition to their ecosystem services. In an environmental approach that intends to employ the ecosystem services of a given ecosystem, it is necessary that the teacher, before leaving for the field, explores the ecosystems to be visited and notions of ecosystem services. This study can contribute to a new vision for both students and teachers regarding the importance of ecosystems.

Keywords: Environmental approach; Geography teaching; Ecosystem services.

 

RESUMEN

El propósito de este manuscrito es estudiar los servicios del ecosistema que proporcionan dos entornos ubicados en el semiárido (entorno de montaña y entorno costero) y aplicarlo como una herramienta de enseñanza. Para entornos de tierras altas, un campo con estudiantes de secundaria y primaria para esta área se justificaría por sus características diferenciadas de plantas y clima de los alrededores, predominantemente secos y sin efectos de la orografía, y los servicios ecosistémicos que brinda este entorno. Para entornos costeros semiáridos, la gran ventaja de visitar sería que muchos detalles sobre la costa semiárida son desconocidos en los libros de texto, así como en sus servicios ecosistémicos. En un enfoque ambiental que tiene la intención de emplear los servicios del ecosistema de un ecosistema dado, es necesario que el maestro, antes de salir al campo, explique sobre los ecosistemas que se visitarán y sobre las nociones de los servicios del ecosistema. Este estudio puede contribuir a dar una nueva visión a los estudiantes y profesores sobre la importancia de los ecosistemas.

Palabras clave: enfoque ambiental; Enseñanza de geografía; Servicios ecosistémicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Medeiros de Oliveira, UFRN

É graduado em Geografia pela UFRN/CERES e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN, membro do Laboratório de Biogeografia (LABIGEO/UFRN/CERES) e membro do TRÓPIKOS - Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia Tropical. Atua em estudos e pesquisas sobre serviços ecossistêmicos prestados por reservatórios do semiárido brasileiro, por áreas úmidas costeiras do semiárido brasileiro e mapeamento e identificação de serviços ecossistêmicos prestados por ecossistemas de Caatinga. 

Francisco Herminio Ramalho de Araújo, UFRN

Sou graduado em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Caicó. Sou Professor da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. Tenho experiência na área de Ensino de Geografia com trabalhos apresentados em eventos de níveis regionais e nacionais. Atualmente estou cursando o Mestrado Profissional em Geografia pela mesma instituição no qual foi graduado.

Downloads

Publicado

2019-10-04

Como Citar

OLIVEIRA, A. M. de; ARAÚJO, F. H. R. de. SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM SALA DE AULA: UMA NOVA ABORDAGEM AMBIENTAL NO ENSINO EM GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 21, n. 2, p. 1346–1362, 2019. DOI: 10.35701/rcgs.v21n2.473. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/473. Acesso em: 11 out. 2024.