TERRITÓRIO E REGIÃO: PARADIGMAS, CONTINUIDADES E RUPTURAS NA CONSTITUIÇÃO DOS CONCEITOS NA GEOGRAFIA E EM SEU ENSINO
Palavras-chave:
Geografia brasileira, Ensino de Geografia, Território, Região, Delgado de CarvalhoResumo
Neste estudo[1], apoiado em ampla pesquisa bibliográfica e documental, pretendemos trabalhar com a ideia de sucessão de conceitos, com destaque para os de território e região que servem como indicadores das mudanças teórico-metodológicas do pensamento geográfico aplicado ao ensino, com destaque para o período em que aflorou a denominada Geografia científica e moderna no Brasil, muito por conta dos escritos acadêmicos e dos manuais escolares de Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990). Posto isso, objetiva-se refletir sobre a pertinência de suas proposições e a validade atual de alguns de seus postulados.
Palavras-chave: Geografia brasileira; Ensino de Geografia; Território; Região; Delgado de Carvalho.
ABSTRACT
In this study, supported by extensive bibliographical and documentary research, we intend to work with the idea of succession of concepts, highlighting those of territory and region that serve as indicators of the theoretical-methodological changes of geographic thought applied to teaching, especially the period in which started the so-called scientific and modern geography in Brazil, much on account of the academic writings and textbooks of Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990), emerged. Having said this, it aims to reflect on the pertinence of its propositions and the current validity of some of its postulates.
Keywords: Brazilian geography; Geography Teaching; Territory; Region; Delgado de Carvalho.
RESUMEN
En este estudio, con el apoyo de una amplia investigación bibliográfica y documental, tenemos la intención de trabajar con la idea de la sucesión de conceptos, sobre todo, los de territorio y región que sirven como indicadores de cambios teóricos y metodológicos del pensamiento geográfico aplicados a la educación, especialmente para el período en la que emergió la llamada Geografía científica y moderna en Brasil, en gran parte debido a los escritos académicos y libros de texto de Carlos Miguel Delgado de Carvalho (1884-1990). Dicho esto, el objetivo es reflexionar sobre la pertinencia de sus propuestas y la validez actual de algunos de sus postulados.
Palabras clave: Geografía brasileña; Enseñanza de la Geografía; Territorio; Región; Delgado de Carvalho.
[1] Este artigo é um dos resultados da pesquisa regular financiada pela FAPESP (processo n. 2015/17945-3) e intitulada “Território e Geografia no Brasil: uma contribuição à epistemologia e história do pensamento geográfico”. Os autores desse artigo são componentes do projeto, sendo o primeiro o pesquisador responsável e, a segunda, pesquisadora associada. O conteúdo aqui exposto é de total responsabilidade dos seus autores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.