EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO COM OS ESTUDANTES DA EEEFM JOSÉ ROCHA SOBRINHO EM BANANEIRAS/PARAÍBA/BRASIL

Autores

  • Ana Cláudia Ribeiro da Silva Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares/UEPB
  • Luciene Vieira de Arruda Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Ana Paula Pinto Bastos

Palavras-chave:

Agropecuária, Homem do campo e Pesquisa-ação.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo valorizar a importância das atividades agrícolas e pecuárias realizadas em algumas comunidades rurais de Bananeiras, um município localizado na microrregião do Brejo Paraibano, no Planalto da Borborema, estado da Paraíba/Brasil, através de uma pesquisa-ação realizada pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Rocha Sobrinho. Os alunos foram divididos em 14 equipes, orientados pela professora de Geografia, e aplicaram questionários em duas quitandas e treze comunidades rurais, para identificar as principais características das lavouras e dos agricultores, bem como a origem dos produtos agrícolas que são vendidos. A pesquisa-ação confirmou os aspectos positivos dos trabalhos em forma de projetos. Os alunos participantes gostaram da condição de sujeitos da pesquisa e não somente simples ouvintes em uma sala de aula; e conseguiram se identificar com o tema abordado e passaram a valorizar mais as pessoas que vivem no campo e suas atividades, incluindo os colegas oriundos do campo e seus familiares. As atividades propostas conseguiram revelar aos alunos participantes uma visão do campo como espaço de trajetórias sofridas, mas também de realizações e de sonhos muito felizes onde vivem pessoas que produzem o nosso alimento e que merecem ser respeitadas e valorizadas.

Palavras-chave: Agropecuária. Homem do campo. Pesquisa-ação.

 

ABSTRACT

The research aims to value the importance of agricultural and livestock activities in some rural communities of Bananeiras, a municipality located in the microregion of the Brejo Paraibano, in the Borborema Plateau, State of Paraiba / Brazil, through research-action conducted by students of Elementary and High School of EEEFM José Rocha Sobrinho. Students were divided into 14 teams, and guided by the Geography teacher to administer questionnaires in two grocery stores and thirteen rural communities, attempting to identify the main features of the crops and farmers, as well as the origin of agricultural products that are sold by the farmers. The research-action confirmed the positive aspects of the works in form of projects. The students enjoy being the research subjects and not just simple listeners in a classroom. They were able to identify themselves with the topic and started to value the people who live in rural areas and their farm activities, including colleagues from the countryside and their families. The activities proposed were able to reveal to participating students that the countryside is full of struggle stories, but it is also a place where very happy dreams were realized. It is a place where the people produce our food and they deserve to be respected and valued.

Key-words: Agriculture. Countryside man. Action research.

 

RESUMEN

La investigación tiene como objetivo poner en valor la importancia de las actividades agrícolas y ganaderas en algunas comunidades rurales de plátano, un municipio situado en la microrregión de Brejo Paraibano, en la meseta Borborema, Estado de Paraiba / Brasil, a través de una investigación en la acción llevada a cabo por los estudiantes la Escuela Estatal de Educación Primaria y Secundaria (EEEFM) José Rocha Sobrinho. Los estudiantes fueron divididos en 14 equipos, guiados por el profesor de Geografía y cuestionarios administrados en dos tiendas de comestibles y trece comunidades rurales, para identificar las principales características de los cultivos y los agricultores, así como el origen de los productos agrícolas que se venden. La investigación-acción confirmó los aspectos positivos del trabajo en forma de proyectos. Estudiantes participantes les gustó la condición de sujetos de investigación y los oyentes no sólo simples en un salón de clases; que podría identificar se con el tema y llegó a valorar a las personas que viven en áreas y actividades rurales, incluyendo colegas del campo y sus familias. Las actividades propuestas fueron capaces de revelar los estudiantes participantes una visión del campo como trayectorias espaciales sufrido, sino también la producción y los sueños donde las personas  que producen nuestros alimentos y que merecen ser respetados y valorados muy felices.

Palabras-clave: Agropecuaria. Hombre del campo. Investigación-acción.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Ribeiro da Silva, Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares/UEPB

Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares/UEPB

Luciene Vieira de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Prof. Dra. do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ana Paula Pinto Bastos

Doutoranda em Geografia na Universidade de Coimbra, Portugal

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

DA SILVA, A. C. R.; DE ARRUDA, L. V.; BASTOS, A. P. P. EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO NO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO COM OS ESTUDANTES DA EEEFM JOSÉ ROCHA SOBRINHO EM BANANEIRAS/PARAÍBA/BRASIL. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 96–111, 2015. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/248. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)