MAPEAMENTO TAXONÔMICO DO RELEVO DO MUNICÍPIO DE UBAJARA ESTABELECENDO COMPARAÇÃO COM A PROPOSIÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO (SBCR)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1077Palavras-chave:
Mapeamento Taxonômico, Relevo, Morfoescultura, ModeladosResumo
O relevo constitui-se como elemento norteador da pesquisa, subsidiando o mapeamento taxonômico do relevo que é um instrumento técnico essencial para avaliar as vulnerabilidades naturais, bem como analisar as transformações nas dinâmicas resultantes da interferência humana. Ao cartografar as formas, é possível identificar as particularidades desse elemento natural, inclusive destacando o potencial dinâmico dos processos geomorfológicos. Sendo assim, o presente trabalho objetivou realizar um mapeamento taxonômico do relevo a partir de Modelos Digitais de Elevação estabelecendo uma comparação entre a classificação de Ross (1992) e do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR). A pesquisa foi realizada no município de Ubajara – CE, que ocupa uma área de 423,848KM2. O estudo tem como base teórico-metodológica a Taxonomia do Relevo de Ross (1992), representada por três níveis na área, do maior para o menor seguindo a proposição do SBCR: Unidades Morfoesculturais, Unidades Morfoestruturais e Tipos de Modelados. O município de Ubajara mostrou bastante diverso do ponto de vista geomorfológico, permitindo a identificação de cinco mofoesculturas: Depressão Periférica da Ibiapaba, Escarpas, Planalto de Cimeira da Ibiapaba, Rebordos da Ibiapaba e Depressão Monoclinal da Ibiapaba.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nayane Barros Sousa Fernandes, José Falcão Sobrinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.