A CIDADE NA SALA DE AULA: AULA DE GEOGRAFIA

Autores

  • Antônia Neide Costa Santana UVA/CE

Palavras-chave:

Cidade. Aula de Geografia. Música. Livro didático.

Resumo

Este artigo é parte e fruto da monografia de conclusão do curso de Geografia. No presente trabalho discutimos o estudo da cidade nas aulas de geografia, mostrando a dificuldade de debatermos, na sala de aula, a realidade das cidades médias e pequenas, já que o livro didático enfatiza as metrópoles. Ousamos apresentar algumas sugestões didático-pedagógicas, como o uso de imagens e da arte para a compreensão do urbano do aluno, principalmente do habitante dos médios e pequenos centros urbanos. A pesquisa nos revelou a importância do estudo da cidade na disciplina de Geografia e as dificuldades na efetivação dessa prática pedagógica. Mostrou também que a compreensão e transformação do espaço urbano exigem do professor e de seus alunos reflexões sobre a cidade em que vivem e que o caminho para essa compreensão deve extrapolar o uso do livro didático. Para isso o professor dispõe de outros recursos metodológicos, como o uso do hino do seu município, por exemplo.

Palavras-chave: Cidade. Aula de Geografia. Música. Livro didático.

 

Resumen

Este artículo hace parte de una investigación que resulto en una monografia de conclusíon del curso del Geografía. En el  presente trabajo,  discutimos el estudio de la ciudad  en las clases de  geografía, de la ciudad, mostrando la necesidad de debatir, en el aula, la realidad de las  medianas y pequeñas ciudades, considerando que en  el libro  didático se enfatiza en general las metrópolis. Osamos presentar sugerencias didáctico-pedagógicas, como la  utilización  de imágenes y  el arte en la  comprensión del os espacio urbano, principalmente en la compresión del alumno que habita los medianos y pequeños centros urbanos. Com el  análisis  de lós resultados de la investigación, constatamos la importância del estúdio de la ciudad  en la disciplina de Geografía y las dificultades a la hora de hacer efetiva  esta práctica pedagógica. Además de ello, concluímos que la comprensión y transformación del espacio urbano exige del maestro y sus alumnos reflexiones sobre  la ciudad en que viven y que el camino para esta comprensión  debe sobreponerse  a luso del libro didátcico. Pra ello, el maestro dispone de otros recursos metodológicos, como la utilización Del himno de su município, solo por dar  un ejemplo.

Palabras-clave: Ciudad. Cases de Geografía . Canción. Libro didáctico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônia Neide Costa Santana, UVA/CE

Possui Licenciatura em Geografia, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/1986); especialização em Educação Ambiental, pela Universidade de Brasília (UnB/1987); mestrado em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC/1994); doutorado em Geografia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF/2011). Professora Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral/CE e membro do Conselho Editorial da Revista da Casa da Geografia de Sobral. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nas seguintes áreas: educação ambiental, geografia regional, geografia urbana e ensino de geografia. Atualmente é coordenadora do Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Downloads

Como Citar

SANTANA, A. N. C. A CIDADE NA SALA DE AULA: AULA DE GEOGRAFIA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 6, n. 1, 2012. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/119. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>