VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS FÍSICOS E CARBONO ORGÂNICO EM UM GLEISSOLO MELÂNICO ALÍTICO TÍPICO SOB TRÊS SISTEMAS DE MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1080Palavras-chave:
Compactação do solo, Atributos do solo, Geoestatística.Resumo
O entendimento da distribuição espacial dos atributos do solo é de suma importância para definição do correto manejo deste recurso. Este trabalho objetivou avaliar a variabilidade dos atributos físicos e carbono orgânico em um Gleissolo Melânico Alítico típico, textura muito argilosa, A proeminente sob três sistemas de manejo no município de Arari, situado no noroeste do estado do Maranhão. Foram selecionadas três áreas de um hectare em formato regular de 100X100 m, com solo utilizado por arroz irrigado e pecuária (área A), pecuária extensiva em vegetação nativa (área B) e arroz irrigado (área C), onde foram coletadas amostras de solo deformadas na profundidade 0-0,20 m, com espaçamento regular de 10 x 10 m, perfazendo 121 amostras por área e um total de 363. As variáveis analisadas foram resistência à penetração, densidade global, porosidade (total, macro e microporosidade), areia, silte, argila e carbono orgânico. As análises dos dados foram feitas por estatística descritiva, teste de média e geoestatística. Os valores foram elevados para a variável resistência à penetração nas três áreas, sendo a área A aquela que teve o maior valor médio (5,73 MPa), indicando a influência da combinação lavoura-pecuária no incremento da compactação do solo. As variáveis apresentaram dependência espacial em todas as áreas, com exceção da areia e carbono orgânico na área A, cuja variabilidade pode ter sido alterada pelo manejo. A porosidade total teve maior dependência espacial e menor variabilidade, apresentando valores diferentes para as três áreas, apesar da semelhança textural, o que indica que houve alterações dos seus valores com o manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelino Silva Farias Filho, Milton César Costa Campos, Vitória Gleyce Sousa Ferreira, Lana Costa Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.