VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS FÍSICOS E CARBONO ORGÂNICO EM UM GLEISSOLO MELÂNICO ALÍTICO TÍPICO SOB TRÊS SISTEMAS DE MANEJO

Autores

  • Marcelino Silva Farias Filho Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Milton César Costa Campos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Vitória Gleyce Sousa Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Lana Costa Ferreira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1080

Palavras-chave:

Compactação do solo, Atributos do solo, Geoestatística.

Resumo

O entendimento da distribuição espacial dos atributos do solo é de suma importância para definição do correto manejo deste recurso. Este trabalho objetivou avaliar a variabilidade dos atributos físicos e carbono orgânico em um Gleissolo Melânico Alítico típico, textura muito argilosa, A proeminente sob três sistemas de manejo no município de Arari, situado no noroeste do estado do Maranhão. Foram selecionadas três áreas de um hectare em formato regular de 100X100 m, com solo utilizado por arroz irrigado e pecuária (área A), pecuária extensiva em vegetação nativa (área B) e arroz irrigado (área C), onde foram coletadas amostras de solo deformadas na profundidade 0-0,20 m, com espaçamento regular de 10 x 10 m, perfazendo 121 amostras por área e um total de 363. As variáveis analisadas foram resistência à penetração, densidade global, porosidade (total, macro e microporosidade), areia, silte, argila e carbono orgânico. As análises dos dados foram feitas por estatística descritiva, teste de média e geoestatística. Os valores foram elevados para a variável resistência à penetração nas três áreas, sendo a área A aquela que teve o maior valor médio (5,73 MPa), indicando a influência da combinação lavoura-pecuária no incremento da compactação do solo. As variáveis apresentaram dependência espacial em todas as áreas, com exceção da areia e carbono orgânico na área A, cuja variabilidade pode ter sido alterada pelo manejo. A porosidade total teve maior dependência espacial e menor variabilidade, apresentando valores diferentes para as três áreas, apesar da semelhança textural, o que indica que houve alterações dos seus valores com o manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelino Silva Farias Filho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Adjunto do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Milton César Costa Campos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Associado IV do Centro de Ciências Agrárias e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Vitória Gleyce Sousa Ferreira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutoranda em Geografia da Universidade Estadual Paulista de Júlio Mesquita Filho (UNESP).

Lana Costa Ferreira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Downloads

Publicado

2025-10-15

Como Citar

FARIAS FILHO, M. S.; CAMPOS, M. C. C.; FERREIRA, V. G. S.; FERREIRA, L. C. VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS FÍSICOS E CARBONO ORGÂNICO EM UM GLEISSOLO MELÂNICO ALÍTICO TÍPICO SOB TRÊS SISTEMAS DE MANEJO. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 274–292, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1080. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1080. Acesso em: 18 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)