SOB AS LENTES DA GEOGRAFIA ESCOLAR: PARA ONDE CAMINHA O BERÇO DAS ÁGUAS NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO?
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1021Palavras-chave:
Agronegócio, Cerrado, Recursos Hídricos, Ensino de GeografiaResumo
O trabalho propõe uma breve discussão referente à espacialização do agronegócio no Cerrado. Este se justifica pela relevância do tema à Geografia Escolar no que concerne ao desenvolvimento crítico, social e político dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira e à compreensão da dinâmica local e global em que esse sistema produtivo se assenta. Assim, intenta-se problematizar a produção de commodities destinadas ao mercado externo, o uso de pivô central tomando como exemplo a cidade de Cristalina (GO), bem como as questões ambientais que a agricultura moderna nos provoca a pensar, como a degradação ambiental e o uso intenso de agrotóxicos nas lavouras. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, seguindo o percurso didático proposto por Cavalcanti (2014): problematizar, sistematizar e sintetizar. A partir da proposta metodológica empregada sobre o contexto agrícola presente no Cerrado, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender essa questão a partir de uma perspectiva geográfica na qual estão inseridos, o que trouxe como resultado a possibilidade de mudança de leitura sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marinalva Ferreira do Nascimento, Leildo Dias Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.