SOB AS LENTES DA GEOGRAFIA ESCOLAR: PARA ONDE CAMINHA O BERÇO DAS ÁGUAS NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO?

Autores

  • Marinalva Ferreira do Nascimento Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso (SEDUC/MT)
  • Leildo Dias Silva Secretaria de Estado da Educação do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1021

Palavras-chave:

Agronegócio, Cerrado, Recursos Hídricos, Ensino de Geografia

Resumo

O trabalho propõe uma breve discussão referente à espacialização do agronegócio no Cerrado. Este se justifica pela relevância do tema à Geografia Escolar no que concerne ao desenvolvimento crítico, social e político dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira e à compreensão da dinâmica local e global em que esse sistema produtivo se assenta. Assim, intenta-se problematizar a produção de commodities destinadas ao mercado externo, o uso de pivô central tomando como exemplo a cidade de Cristalina (GO), bem como as questões ambientais que a agricultura moderna nos provoca a pensar, como a degradação ambiental e o uso intenso de agrotóxicos nas lavouras. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, seguindo o percurso didático proposto por Cavalcanti (2014): problematizar, sistematizar e sintetizar. A partir da proposta metodológica empregada sobre o contexto agrícola presente no Cerrado, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender essa questão a partir de uma perspectiva geográfica na qual estão inseridos, o que trouxe como resultado a possibilidade de mudança de leitura sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinalva Ferreira do Nascimento, Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso (SEDUC/MT)

Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso (SEDUC/MT) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), na Universidade Federal de Goiás (UFG)

Leildo Dias Silva, Secretaria de Estado da Educação do Pará

Professor de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Pará. Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2024-12-09

Como Citar

NASCIMENTO, M. F. do; SILVA, L. D. SOB AS LENTES DA GEOGRAFIA ESCOLAR: PARA ONDE CAMINHA O BERÇO DAS ÁGUAS NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO?. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 339–356, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.1021. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1021. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos