ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL NA AQUISIÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS NO CAMPO BRASILEIRO

Autores

  • Aurelane Alves Santana Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v27.1019

Palavras-chave:

Proletarização, Trabalhadores, Direitos trabalhistas

Resumo

O presente texto visa aprofundar as metamorfoses econômicas e sócio-espaciais que caracterizaram a história da proletarização no campo brasileiro a partir da década de 1930, período em que se iniciou efetivamente a politização da massa de trabalhadores rurais no país (IANNI, 2012). Este estudo desvenda a correlação espaço-temporal desse processo, destacando os diferentes ritmos de exploração entre trabalhadores urbanos e rurais. Foca-se na aquisição desigual de direitos e na ausência de uma legislação trabalhista abrangente que integrasse equitativamente a classe trabalhadora. Explorando a transformação das relações de trabalho no campo, o texto lança luz sobre fatores que contribuíram para a disparidade na inclusão dos trabalhadores rurais nas políticas laborais. A análise histórica e espacial revela como políticas públicas e estruturas econômicas moldaram as condições de vida e trabalho no campo, comparando-as com as urbanas. Examina-se o impacto das legislações trabalhistas e da modernização agrícola na vida rural, evidenciando lacunas e avanços ao longo das décadas. Este estudo contribui para uma compreensão mais abrangente das dinâmicas de proletarização no Brasil, oferecendo uma perspectiva crítica sobre políticas de inclusão e desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais. Compreender essas transformações é essencial para discutir políticas públicas mais justas e inclusivas no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurelane Alves Santana, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFSE); Pós-Doutoranda em Geografia. Bolsista CNPq em parceria com FAPESQ/PB na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

SANTANA, A. A. ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL NA AQUISIÇÃO DE DIREITOS TRABALHISTAS NO CAMPO BRASILEIRO . Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 27, n. 2, p. 239–250, 2025. DOI: 10.35701/rcgs.v27.1019. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1019. Acesso em: 18 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos