BREVES REFLEXÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC

Autores

  • Átila de Menezes Lima Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Cristiane Ferreira de Souza França Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Ivânia Paula Freitas de Souza Sena Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.1003

Palavras-chave:

Reformas educacionais., Neoliberalismo., BNCC., Conservadorismo., Multiculturalismo.

Resumo

Desde os anos 1990, constata-se, no Brasil, uma série de reformas curriculares que buscam abrir caminho para a iniciativa privada, num movimento que objetiva mercantilizar a educação pública frente à escalada da agenda neoliberal, que, por sua vez, alia interesses de grupos econômicos, os quais se articulam em várias dimensões, que perpassam do global ao local. Este artigo tem o objetivo de contribuir com reflexões sobre as bases ontológicas e epistemológicas contidas na BNCC, demonstrando o caráter conservador e multiculturalista em seu papel na (re)produção do status quo e na manutenção das desigualdades sociais, pela tentativa de captura da escola, do currículo e do trabalho docente, destacando o papel do Banco Mundial. Para tanto, a metodologia se pautou pelo método materialista histórico e dialético a partir da pesquisa matricial, sob a coordenação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e da Universidade Federal da Bahia - UFBA, de caráter nacional que tem como título - “A BNCC no controle da educação pública: mecanismos neoliberais para conter as perspectivas educacionais emancipatórias”. Compreende-se que, se por um lado há uma nova ofensiva do capital em relação à educação, por outro lado, há movimentos contra hegemônicos, seja no campo ou na cidade, que lutam por uma educação pública, gratuita, socialmente referenciada e de qualidade.

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Biografia do Autor

Átila de Menezes Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professor Adjunto do Curso de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Cristiane Ferreira de Souza França, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professorado Curso de Geografia da Universidade Estadual Vale doAcaraú (UVA).

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Adjunta do Departamento de Educação – DEDCVII, Senhor do Bonfim da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

LIMA, Átila de M.; FRANÇA, C. F. de S.; SENA, I. P. F. de S. BREVES REFLEXÕES SOBRE OS FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 2, p. 279–309, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.1003. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/1003. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos