CIRCUITOS ESPACIAIS DE PRODUÇÃO E CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.834Palavras-chave:
Circuito espacial de produção, Círculo de cooperação, Relações interindustriais, RedesResumo
Esta pesquisa descreve as principais contribuições teóricas acerca dos circuitos espaciais de produção e dos círculos de cooperação, através de um aprofundado levantamento bibliográfico, que considerou os autores clássicos e contemporâneos da temática proposta: Santos (1979, 1986, 1997, 2000), Moraes (1985), Arroyo (2006), Joly (2007), Silveira (2009), Castillo e Frederico (2010), Botelho (2010), Bomtempo (2011), Antas Jr. (2014), Azevedo (2015) e Dantas (2016). A pesquisa também analisou os conceitos transversais relativos à temática, como a circulação, a mobilidade, a velocidade e a propagação dos fluxos tangíveis e intangíveis. Para compreender esses conceitos, é necessário caracterizar a divisão social e espacial do trabalho, as relações interindustriais ou linkages, suas redes ou networks e as transformações socioespaciais que compreendem as múltiplas escalas de análise geográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando Camillo Santos Cano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.