DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS ÁRVORES À BEIRA DA ESTRADA NO CENTRO DA CIDADE DE SANTIAGO DEL ESTERO (ARGENTINA)
DOI:
https://doi.org/10.35701/rcgs.v23.811Palavras-chave:
diversidade de plantas, índice de diversidade, inventário florístico, padrões espaciaisResumo
Conhecer a diversidade vegetal e sua distribuição espacial é fundamental para o planejamento urbano. O objetivo do estudo foi analisar a distribuição espacial das árvores viárias no bairro Centro da cidade de Santiago del Estero (Argentina). Portanto, no verão de 2019, foi realizado um censo nas 86 quadras do bairro para conhecer sua composição florística. Abundância, riqueza específica e índice de diversidade de Shannon-Wiener foram calculados. Posteriormente, foram feitos mapas temáticos da distribuição espacial das árvores com um sistema de informações geográficas. O inventário apresentou abundância de 3.125 espécimes e riqueza específica de 73 espécies, sendo as mais dominantes numericamente Citrus aurantium e Handroanthus impetiginosus. A distribuição espacial das árvores rodoviárias apresentou padrões semelhantes de riqueza e abundância específica, e um padrão de biodiversidade um pouco diferente dos anteriores com valores mais elevados na periferia. A diversidade para todo o bairro apresentou valor médio de H = 2,71 considerando a amplitude do índice de Shannon-Wiener. Este valor indica que existe um número aceitável de espécies na área, logo a diversidade é média, com distribuição irregular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 María Eugenia Arias, Juan Pablo Celemín
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.