CIDADES, MAGIAS E CONSUMOS: OS BENS E AS LOJAS DE DEPARTAMENTOS NA VIDA MODERNA

Autores

  • Marina de Castro Frid Professora do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio.

Palavras-chave:

História cultural do consumo, Cultura de massa, Lojas de departamentos.

Resumo

Esse trabalho reflete sobre aspectos do fenômeno do consumo na modernidade e suas conexões com espaços e atividades da vida urbana. Em especial, o artigo discute vínculos entre o cotidiano nas grandes cidades e a estruturação do consumo moderno a partir do caso das lojas de departamentos da segunda metade do século XIX e início do XX. Os chamados grand magasins proliferaram em centros europeus e dos Estados Unidos, entre outras localidades, com a proposta de reunir em luxuosos edifícios toda sorte disponível de bens, tendo como clientes primordiais as mulheres burguesas. Assim, o presente trabalho propõe elucidar a contribuição desses empreendimentos na expansão do consumo moderno e na organização da vida urbana a partir de um estudo recente de Rocha, Frid e Corbo (2016). Nesse sentido, o artigo se divide em três partes. Primeiramente, são revisadas perspectivas teóricas sobre o consumo como fenômeno da cultura e sistema simbólico que classifica bens e pessoas. Em seguida, o trabalho discute a emergência dos grandes magazines no centro de transformações nas cidades e nas relações entre produção e consumo. A terceira e última parte examina algumas das técnicas das lojas de departamentos para atrair clientes que, desde o século XIX, modelam a cultura do consumo.

Palavras-chave: História cultural do consumo. Cultura de massa. Lojas de departamentos.

 

ABSTRACT

This work reflects on aspects of the consumption phenomenon in modernity and its connections with spaces and activities of urban life. In particular, the article discusses links between everyday life in large cities and the structuring of modern consumption from the case of the department stores of the second half of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. The so-called grand magasins proliferated in European centers and the United States, among other places, with the proposal of assembling in luxurious buildings all available wealth of goods, with bourgeois women being the prime clients. Thus, the present work proposes to elucidate the contribution of these enterprises in the expansion of modern consumption and in the organization of urban life, based on a recent study by Rocha, Frid and Corbo (2016). In this sense, the article is divided into three parts. First, theoretical perspectives on consumption are reviewed as a phenomenon of culture and symbolic system that classifies goods and people. Next, the paper discusses the emergence of large magazines in the center of transformations in cities and in the relations between production and consumption. The third and final part examines some of the techniques of department stores to attract customers who, since the nineteenth century, have modeled the culture of consumption.

Keywords: Cultural history of consumption; mass culture; department stores.

 

RESUMEN

Ese trabajo refleja sobre aspectos del fenómeno del consumo en la modernidad y sus conexiones con espacios y actividades de la vida urbana. En especial, el artículo debate relaciones entre el cotidiano en las grandes ciudades y la estructuración del consumo moderno a partir del caso de las tiendas de departamentos de la segunda mitad del siglo XIX e inicio del XX. Los llamados grand magasins difundirán en centros europeos y de Estados Unidos, entre otras localidades, con la propuesta de reunir en lujosos edificios toda suerte disponible de bienes, teniendo cómo clientes primordiales las mujeres burguesas. Así, el presente trabajo propone dilucidar la contribución de esos emprendimientos en la expansión del consumo moderno y en la organización de la vida urbana a partir de un estudio reciente de Rocha, Frid y Corbo (2016). En ese sentido, el artículo se divide en tres partes. De entrada, son revisadas perspectivas teóricas sobre el consumo como fenómeno de la cultura y sistema simbólico que clasifica bienes y personas. Enseguida, el trabajo debate la emergencia de las grandes tiendas en el centro de transformaciones en las ciudades y en las relaciones entre producción y consumo. La tercera y última parte investiga algunas de las técnicas de las tiendas de departamentos para atraer clientes que, desde el siglo XIX, modelan la cultura del consumo.

Palabras clave: Historia cultural del consumo; cultura de masa; tiendas de departamentos.

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Biografia do Autor

Marina de Castro Frid, Professora do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio.

Professora do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUC-Rio. Mestre pela mesma instituição

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Publicado

2018-05-18

Como Citar

FRID, M. de C. CIDADES, MAGIAS E CONSUMOS: OS BENS E AS LOJAS DE DEPARTAMENTOS NA VIDA MODERNA. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 16–31, 2018. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/382. Acesso em: 28 mar. 2024.