POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO TOCANTINS ENTRE 2016 A 2021

Auteurs

  • Marta de Souza Vieira Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Maurício Ferreira Mendes Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • José Sampaio Mattos Júnior Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI :

https://doi.org/10.35701/rcgs.v26.996

Mots-clés :

Segurança alimentar, Compras públicas, Renda, Tocantins

Résumé

O Programa de Aquisição de Alimentos criado pela Lei Federal nº 10.696 de 02 de julho de 2003 consiste na compra alimentos oriundos da agricultura camponesa pelo governo e posterior distribuição a entidades socioassistenciais e estas os redistribuem as pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O estudo teve como objetivo avaliar a abrangência e as contribuições do Programa de Aquisição de Alimentos para o fortalecimento da agricultura camponesa, no estado do Tocantins, entre 2016 a 2021, destacando informações quanto ao número de municípios que acessaram a política, recursos financeiros gerados, total de alimentos produzidos/comercializados e a identificação do número de entidades que receberam os alimentos por meio do programa. Para tal, foram adotados quatro procedimentos metodológicos principais: 1) pesquisa bibliográfica e documental; 2) coleta de dados; 3) elaboração de representação cartográfica e; 4) análise de dados secundários. Os resultados evidenciam que a política pública faz incursão com a segurança alimentar, proporciona acesso à renda, incentiva o associativismo e/ou cooperativismo, além de inserção das culturas alimentares locais e/ou reginais na alimentação diária dos envolvidos, contudo, abrangendo apenas 24,46% dos municípios tocantinenses em seis anos de programa analisado (2016-2021). Por fim, é necessário garantir recursos financeiros da União para o fortalecimento/manutenção do PAA no Tocantins.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Marta de Souza Vieira, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestra em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Maurício Ferreira Mendes, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Professor do curso de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

José Sampaio Mattos Júnior, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Professor do curso de Geografia e dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Téléchargements

Publiée

2024-10-07

Comment citer

VIEIRA, M. de S.; MENDES, M. F.; MATTOS JÚNIOR, J. S. POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS NO TOCANTINS ENTRE 2016 A 2021. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), [S. l.], v. 26, n. 3, p. 96–115, 2024. DOI: 10.35701/rcgs.v26.996. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/996. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos