DETECÇÃO DE MUDANÇAS NA COBERTURA DA TERRA ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITMO CHANGE VECTOR ANALYSIS (CVA) NO PARQUE ESTADUAL DO COCÓ – FORTALEZA/CE
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.887Mots-clés :
Coberturas da Terra, Sensoriamento Remoto, Detecção de MudançasRésumé
As ocorrências ambientais na Unidade de Conservação de Proteção Integral (UC) no Parque Estadual do Cocó (PEC), representam um problema constante que leva à degradação ambiental. Esse estrago foi gerado inicialmente pela implementação das atividades e práticas de extração de salineira que foram desenvolvidas no passado e que progressivamente afetaram a funcionalidade do ecossistema, mesmo que, ao adensamento urbano na zona metropolitana de Fortaleza, o que gerou uma pressão constante sobre esta área. Portanto, o monitoramento espaço-temporal torna-se indispensável para assegurar a proteção e gestão ambiental. Nesse sentido a utilização do sensoriamiento remoto auxilia na monitorização e seguimento dos fatores que incidem na transformação do parque. Este trabalho objetiva analisar o comportamento da saúde da vegetação nas condições ambientais entre o período 2015 - 2021 para identificar padrões de mudanças da cobertura, através do algoritmo Change Vector Analysis (CVA). A metodologia utilizou a plataforma de geoprocessamento Google Earth Engine (GEE) e a linguagem de programação Python como ferramenta para processar e manipular dados de sensoriamento remoto para identificar 4 categorias de mudanças: sem alteração, alagamento, recrescimento e degradação dentro do PEC.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jack Endrick Pastrana Mojica, Lidia Gomes de Castro, Jader de Oliveira Santos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.