A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO RURAL EM NOVOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS EM PAÇO DO LUMIAR (MA)
DOI :
https://doi.org/10.35701/rcgs.v24.816Résumé
O estudo busca refletir sobre a transformação dos espaços rurais no município de Paço do Lumiar, cidade integrante da Região Metropolitana da Grande São Luís-MA, destacando as implicações sociais e contradições relacionadas aos condomínios horizontais fechados e loteamentos em um município que ainda conserva características rurais, ocorrendo assim, a transformação de espaços rurais em urbanos que se inserem em uma conjuntura de privatização do acesso à terra, os quais os interesses privados se sobrepõem aos interesses coletivos. Dessa forma, as áreas rurais se submetem à lógica do espaço como ativo financeiro, transformado em mercadoria. Paço do Lumiar possui os efeitos espaciais oriundos de uma urbanização que privilegia o valor de troca em oposição ao uso social da cidade, e isto é observado na expansão urbana, na construção de condomínios fechados e, paralelo a tal fato, forma-se a polarização da pobreza e a luta por moradia na cidade. Disto resulta a formação da fragmentação social, por meio da construção de territórios exclusivos para as classes mais abastadas, gerando o aprofundamento da segregação territorial na cidade.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à RCGS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Autores são responsáveis pelo conteúdo constante no manuscrito publicado na revista.